Creas de Vitória da Conquista realizam mais de 14.500 atendimentos em 2020

O atendimento aconteceu de forma remota e presencial

Atualmente, Vitória da Conquista conta com cinco Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas): Creas Novo Olhar, Creas Rural de Bate Pé, Creas Rural José Gonçalves, Creas Rural Itinerante e Creas Central, que conta com uma extensão no Centro Integrado de Direito da Criança e do Adolescente (CIDCA). Em 2020, as unidades que fazem parte da Coordenação de Proteção Social Especial e integram o Sistema Único de Assistência Social (Suas) realizaram 14.580 atendimentos.

“A Assistência Social tem um papel estratégico na garantia de direitos. Desse modo, diante do cenário trazido pela pandemia, com a intensificação de algumas ocorrências de situações de violação de direitos, tivemos que nos reinventar para garantir proteção a pessoas e famílias que estavam inseridos nesses contextos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Atendimento no Conveima – Creas também participou das ações do Suas na Comunidade.

Através de encaminhamentos, denúncias e por demanda espontânea, os Creas prestam serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados e que são vítimas de violência. “Neste período de pandemia, o atendimento do Creas foi fundamental para o acolhimento de pessoas que tiveram seus direitos violados durante o distanciamento social. Nossas equipes acompanharam presencialmente, e também de forma remota, os assistidos, sempre priorizando a garantia de direitos e proteção social”, ressaltou a coordenadora de Proteção Social Especial, Ludyari de Oliveira Melo.

Um exemplo de acolhimento que superou a barreira do isolamento aconteceu com M.B.L (17), que é acompanhada pela equipe do Creas Central juntamente com seus três irmãos. Apesar da pandemia, o atendimento não foi interrompido e boa parte aconteceu de forma remota. “Mesmo sendo online na maioria das vezes, o atendimento da equipe sempre foi muito atencioso comigo e meus irmãos”, avaliou.

N.S.S (15) contou que o Creas fez parte de momentos muito importantes de sua vida, principalmente durante a pandemia. “2020 foi um ano muito difícil para todos, e naquele momento difícil, a equipe do Creas mesmo de longe estava nos ajudando, sempre dispostos, pela rede social. Levarei para vida o que aprendi com o Creas”, destacou a adolescente.

Advertisement