Conquista: Avenidas Ceará e Deraldo Mendes no bairro Brasil passarão a ser ‘mão única’

0

O número de binários em Vitória da Conquista vai aumentar. A Prefeitura Municipal implantará um novo sistema binário no bairro Brasil. Desta vez, as intervenções serão feitas nas Avenidas Ceará e Deraldo Mendes, que passarão a ter sentido único nos trechos entre as avenidas Ilhéus e Integração.

De acordo com o governo municipal, a intenção é a busca de maior fluidez e mobilidade do trânsito, garantindo a segurança de motoristas, motociclistas e pedestres.

A partir da próxima segunda-feira (15), os veículos que vão sentido Centro devem se deslocar pela Avenida Deraldo Mendes. Já para aqueles que vêm do Centro para o bairro, a via usada será a Avenida Ceará. Outra novidade é que não será permitido estacionamento nessas ruas.

Durante 15 dias, a partir da data de implantação do sistema binário, agentes municipais de trânsito estarão no local orientando os condutores.

Impactos do binário
– O aumento do número de carros em uma rua que integra o binário pode levar à retirada das faixas de estacionamento, inicialmente de um lado e depois de outro;

– O impacto do movimento também reflete nas vias transversais, que também podem sofrer com o grande fluxo de veículos no acesso ao binário. É comum nessas ruas o estacionamento passar a ser regulamentado (EstaR);

– O maior movimento de veículos altera a vida do pedestre nas proximidades do binário. O trânsito mais intenso pode dificultar o deslocamento a pé pela região;

– O zoneamento da cidade pode ser modificado com a criação do binário. Em alguns casos, há praças ou determinadas propriedades que precisam ser “divididas”, para que o binário passe em um determinado local.

Fonte: Ricardo Bertin, engenheiro civil, mestre em transportes e coordenador-adjunto do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

Advertisement