Sesab orienta a não prescrição de hidroxicloroquina e ivermectina contra Covid

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) emitiu nota técnica em que recomenda a não prescrição dos medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina para pacientes com diagnóstico de Covid-19, internados em unidades estaduais, ou contratualizadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), sem outro diagnóstico que justifique seu uso.

Os medicamentos fazem parte do “kit Covid”, amplamente divulgado por figuras do governo federal, principalmente pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), mas que não tem eficácia cientificamente comprovada no tratamento da infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a Sesab, a medida levou em consideração o acúmulo de evidências científicas da ausência de eficácia e o potencial malefício do emprego desses fármacos em pacientes com Covid-19. A recomendação foi publicada nesta terça-feira (30) no portal da Sesab e pode ser consultada como Nota Técnica 86.

O documento ressalta que não há benefícios clínicos no uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19 e remete ao Código de Ética Médica, no seu capítulo II, Direito dos Médico, inciso II, que evidencia ser direito do médico “Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente”.

A pasta destaca que a orientação deve ser seguida por todas as unidades assistenciais de saúde da rede estadual.

Advertisement