Começar de novo: Prefeitura, Estado e Justiça definem nova fase do projeto de ressocialização de apenados

Na tarde da última quarta-feira (14), representantes da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estiveram reunidos na Prefeitura da Zona Oeste (PZO) para discutir o início de uma nova etapa do projeto “Começar de Novo”, que trata da ressocialização de apenados por meio do trabalho externo, e que passou por uma pausa devido à pandemia da Covid-19.

“A experiência do programa em Vitória da Conquista é pioneira e outras cidades têm procurado implementar também este modelo. Hoje fizemos a terceira reunião com a Seap e o TJ para discutir os últimos detalhes desta nova etapa que deverá funcionar ainda este ano”, explicou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

Desta vez, serão selecionados 50 internos do regime semiaberto do Presídio Nilton Gonçalves para atuar em projetos ligados à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), como o Palmas para Conquista e o Umbu Gigante. Além de remuneração e redução da pena, os participantes adquirem conhecimento técnico para atuação no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Durante a primeira etapa do programa, iniciada em 2018, os apenados plantaram pelo Programa Palmas para Conquista mais de 10 hectares de palmas, resistentes à praga colchonilha e que foram distribuídas entre pequenos agricultores. Segundo o diretor adjunto do Presídio Nilton Gonçalves, Joir Sala, o programa contribuiu para a redução dos índices de violência na cidade.

“A gente têm acompanhado o progresso da maioria dos detentos participantes do programa, vários oriundos de outros municípios, onde podemos afirmar que eles desenvolvem hoje uma atividade produtiva, aplicando os conhecimentos adquiridos e saindo do mundo do crime”, disse Joir.

Advertisement