Prefeitura promove ação social com moradores participantes do programa Minha Casa Minha Vida

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou nesta terça-feira (20) uma ação de trabalho social com moradores dos condomínios Lagoa Azul 2 e 3, no Bairro Campinhos. O trabalho, feito em parceria com o SESI e o SENAI, é direcionado aos participantes do programa Minha Casa Minha Vida dos bairros Campinhos, Miro Cairo e Nova Cidade e tem a duração de 12 meses.

Como parte do investimento das unidades habitacionais, o Programa previa a destinação de 2% dos recursos aportados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para a realização de trabalho social junto aos beneficiados. Dessa forma, as ações foram organizadas em eixos de mobilização, que discutiram fatores como: organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial, desenvolvimento socioeconômico, assessoria à gestão condominial, feitos na forma de oficinas direcionadas à comunidade.

Segundo a coordenadora municipal de Programas e Projetos Habitacionais, Yasmin Santana, o objetivo do trabalho é desenvolver o interesse da comunidade para a sua autonomia. “O trabalho visa favorecer a compreensão dos beneficiários acerca do sistema, seu comprometimento com a conservação das unidades habitacionais, a preservação do espaço comunitário, a legitimidade dos instrumentos que regulam as relações de vizinhança, constituindo-se num fator determinante à sua satisfação”, declara Yasmin.

A equipe do município é responsável por acompanhar e fiscalizar a execução do trabalho social, de acordo com projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal, conforme a Portaria 464/2018 do Ministério das Cidades.

Advertisement