Vitória da Conquista tem uma das menores taxas de letalidade por Covid-19 entre os municípios acima de 300 mil habitantes

Vitória da Conquista é um dos municípios brasileiros com as menores taxas de letalidade por Covid-19. Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no portal do Ministério da Saúde mostra que o município é o 6º com a menor taxa entre os municípios com população acima de 300 mil habitantes, com 1,71 óbitos por 100 mil moradores.

Já no Nordeste, Vitória da Conquista tem a segunda menor taxa, entre os municípios com 300 mil moradores ou mais, atrás apenas de Petrolina, que tem a taxa de 1,66 óbitos por 100 mil habitantes.

A taxa de letalidade por Covid-19 no município é menor que a do estado da Bahia, que está em 2,15 e da taxa nacional, que é de 2,8.

“Nós lamentamos e sentimos pesar pelo falecimento de cada morador do nosso município que foi vítima da Covid-19, mas temos convicção de que as medidas que tomamos desde o início da pandemia evitaram que esse número fosse maior. Continuamos trabalhando firme e incansavelmente para que possamos salvar mais vidas, avançando na cobertura vacinal e garantindo diagnóstico o mais cedo possível”, destacou a prefeita Sheila Lemos.

Um dado que também é muito importante está relacionado à taxa de ocupação de leitos, pois muitos municípios da macrorregião que possuem leitos de UTI para tratamento da Covid-19 chegaram a ter 100% de ocupação, em algum momento da pandemia, exceto Vitória da Conquista que nunca atingiu esse percentual, chegando ao máximo de 97% de ocupação, no máximo. Nesta sexta-feira (23), a ocupação de UTI chegou a 78,6% e a de leitos clínicos a 34,6%, confirmando a estabilidade na faixa de 70%

De acordo com a SMS, também observada uma diminuição expressiva de quase 50% no número de moradores de Vitória da Conquista internados nos leitos hospitalares (pelo SUS e em hospitais particulares), que, já havia registrado, em média, 60 pessoas internadas, tanto em leitos de UTI, quanto clínicos. Nesta sexta-feira, o total de conquistenses internados em tratamento da Covid-19 ficou em 43.

Confira a tabela completa.

 

 

Advertisement