PDDU: Prefeitura e representantes da sociedade civil debatem zoneamento urbano de Vitória da Conquista

O debate sobre o planejamento estratégico de Vitória da Conquista, por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), foi retomado na manhã desta terça-feira (3), de forma on-line, com cerca de 70 participantes. O tema em pauta foi o zoneamento urbano, que é a divisão da cidade em zonas, levando em consideração o uso e a ocupação do solo.

As especificidades e diretrizes de cada área zoneada de Vitória da Conquista foram apresentadas pela equipe técnica da Fundação Escola Politécnica da Universidade Estadual da Bahia (FEP – UFBA) – empresa contratada pela Prefeitura Municipal para elaborar o PDDU e o Plano Diretor do Distrito Aeroportuário (PDAP).

A 9ª reunião do Grupo de Trabalho e Acompanhamento GTA/PDDU durou mais de três horas e abordou sobre o Distrito Aeroportuário, destinação da área do antigo aeroporto e venda de lotes na zona rural.

A coordenadora técnica do PDAP, Liana Viveiros, explicou que alguns ajustes no zoneamento urbano foram feitos. “E a gente quis ouvir vocês quanto a essas revisões. Estamos discutindo as proposições diversas e o importante é garantir aquilo que é princípio da política urbana brasileira que é o direito à cidade”, justificou a técnica.

Representando a Prefeitura, o assessor especial José Antônio Vieira, que acompanha as discussões sobre o PDDU desde o início, afirmou que o compromisso de se ter um produto mais técnico, viável e que atenda o interesse da comunidade conquistense será mantido pelo Governo Municipal. “Cabe à prefeitura ter eficiência para manter o equilíbrio a fim de atender a todos os envolvidos nesta construção do plano. O produto não é de ninguém, é da cidade, para o melhor desenvolvimento do município de Conquista. Espero que vocês analisem e deem a sua contribuição”, concluiu.

Para elaboração do plano, haverá ainda consulta e audiência pública e outras reuniões do GTA, que é constituído por técnicos e dirigentes da Prefeitura, vereadores, associações profissionais, entidades, representantes de instituições acadêmicas, lideranças dos diversos segmentos da sociedade civil e moradores dos zonais urbanos e rurais.

Advertisement