Prefeitura desenvolve estudo técnico para implantação de sistema de radiocomunicação interna

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista irá contar com seu próprio sistema de radiocomunicação. A novidade vai permitir a integração de todos os setores que necessitam de um canal de comunicação próprio para demandas de logística externa, a exemplo do Samu 192, Simtrans, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. Com isso, os serviços poderão chegar à população com mais eficiência e agilidade. O sistema integrará os setores por meio de canais registrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e será possível monitorar em tempo real , por exemplo, os semáforos da cidade.

“Nós temos um povoado que está distante da sede 100 km, que é Cercadinho. Digamos que a gente esteja lá atendendo a algum chamado, e de lá a gente precisa acionar algum parceiro na base, para ir dar suporte. A gente sabe que telefone celular nem sempre atende àquele objetivo com a celeridade desejada. E com o rádio, no momento em que você acionar, é imediato”, exemplifica David Ribeiro, assessor da Defesa Civil.


O engenheiro eletricista Alex Farias dos Santos apresentou sua experiência na instalação de sistemas de radiocomunicação

Neste momento, a Defesa Civil está elaborando um estudo técnico para abrir o processo licitatório que selecionará a empresa que fará a instalação do sistema. Para isso, o órgão está recebendo o auxílio do engenheiro eletricista Alex Farias dos Santos que veio de São Paulo para Vitória da Conquista, na última semana, analisar a instalação de torres na cidade e apresentar a sua experiência em outros municípios. Ele também está orientando os técnicos municipais também de forma on-line.

“Hoje, o rádio, como a gente conhece, transmissor e receptor, ele não é somente usado mais para falar e ouvir. Hoje, por ser digital, ele já transmite dados, já transmite georreferência. Ele é usado hoje como ferramenta inicial, mas que terá ganho muito para toda a comunicação da Prefeitura”, explica o David Ribeiro.

Advertisement