SMS e Smed fazem visita técnica a escolas da zona rural antes de aulas semipresenciais

As secretarias de Educação de (SMS) e Educação (Smed) estão realizando, nesta semana, visitas técnicas para vistoria das sete escolas municipais da zona rural que terão aulas semipresenciais, previstas para iniciar ainda neste mês.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, esteve presente nas visitas às escolas dos distritos do Pradoso, Iguá, Bate-pé e Capinal, e afimou que a equipe de Vigilância da SMS tem se empenhado para que todas as escolas municipais sejam vistoriadas. “Estamos conversando com toda a equipe de educação das unidades escolares, fazendo as devidas orientações para cumprimento dos protocolos de sanitários, conforme a Portaria Conjunta, para que o retorno seja seguro para alunos, professores e colaboradores”, declarou a secretária.

Para o secretário de Educação, a vistoria da escolas atende a um compromisso assumido pela secretaria e pelo governo municipal, de assegurar que o retorno dos estudantes à sala de aula ocorra da forma mais segura possível. Para isso, a Smed realiza os últimos ajustes na estrutura das escolas, além de propiciar aos professores e trabalhadores da rede capacitação voltada para a especificidade do momento.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, afirmou em todas às visitas feitas as escolas municipais, os inspetores da apontam os gestores algumas sugestões de mudança para melhoramento. “A nossa preocupação principal é sempre orientar que todos os espaços tenham circulação de ar natural, com janelas e portas abertas, fazendo o distanciamento correto entre as cadeiras, além de orientar as equipes quanto à rotina dos alunos durante as aulas para diminuir os riscos de qualquer tipo de contaminação”, explicou Maico.

Nas vistorias, a equipe tem verificado a disposição de mobiliário, distanciamento entre as carteiras, os espaços de convivência, banheiros, insumos de higiene, bem como orientações técnicas sobre as medidas sanitárias de prevenção. As observações e sugestões feitas durante as inspeções serão entregues em relatório de vistoria aos coordenadores das escolas.

Nesta quinta-feira (12), estão programadas as vistorias das escolas municipais de José Gonçalves, São Sebastião e Estiva, finalizando as visitas às escolas da zona rural. Ao longo dos próximos dias, a equipe de Vigilância continuará as visitas as unidades escolares da zona urbana.

Advertisement