Vitória da Conquista: Prefeitura implanta Escola de Arbitragem Municipal

Para um jogo oficial começar, não basta a bola rolar. Antes é preciso o apito soar. E, mesmo não sendo uma figura muito querida o tempo todo pelos torcedores, o árbitro é uma das peças mais importantes em um esporte coletivo. Enxergando esse papel, a Prefeitura de Vitória da Conquista implanta o projeto Escola de Arbitragem. Agora, além das tradicionais escolinhas de futebol, que formam os atletas, o município incentiva a qualificação técnica dos que almejam a arbitragem.

Segundo o coordenador de Esportes e Lazer, Luciano Pina, a ideia é “capacitar tecnicamente as pessoas que desejam ser árbitros ou assistentes, para atuar nas competições organizadas pela Prefeitura, além de proporcionar a integração e o incentivo à prática esportiva entre os munícipes”.

A aula inaugural com a primeira turma, formada por 20 alunos, foi realizada ontem (31) e contou com a presença de árbitros conquistenses que se destacam no cenário nacional, a exemplo de Marielson Alves Silva, que faz parte dos quadros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2008, mesmo ano em que ingressou como servidor na Prefeitura.

Para o juiz, é uma satisfação estar na sua cidade, passando conhecimento para aqueles que almejam essa carreira que ele definiu como “difícil, mas apaixonante”. Marielson completou: “Para mim foi uma honra ser convidado para estar ministrando esse curso junto com Rosalvo Mota, com Mongoió, que são pessoas experientíssimas, para que através dele venham mais árbitros e árbitras para que a gente possa estar representando sempre bem a nossa cidade”.

O assessor especial Marcelo Melo, que representou a prefeita Sheila Lemos na cerimônia, destacou o pioneirismo do projeto desenvolvido pelo Governo para Pessoas. Já o árbitro aposentado Rosalvo Mota, que também fez parte dos quadros da CBF e iniciou Marielson na arbitragem, comentou sobre a profissão, destacando que a persistência e a disciplina são características essenciais para seguir essa trajetória.

Assim como a aula inaugural, o ensino teórico será realizado na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Já as aulas práticas no Estádio Municipal Edvaldo Flores. O curso acontecerá as terças e quintas-feiras, com duração de dois meses. A iniciativa tem a parceria da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) e da Federação Baiana de Futebol (FBF). A realização está a cargo dos profissionais da arbitragem que são servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Advertisement