Trajetos e horários de ônibus coletivos são acompanhados por central de monitoramento em tempo real

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), colocou em operação uma central de monitoramento, para acompanhamento, em tempo real, das rotas e tempo de viagem de todos os veículos da frota municipal, que contam com aparelhos GPS.

O coordenador municipal de Transportes, Sérgio Hübner, explicou que a ferramenta foi implantada para dar uma resposta rápida ao usuário, que, agora, pode saber exatamente onde está o veículo e quanto tempo vai levar para chegar ao ponto desejado.

Esse controle se dará de duas formas: primeiro, por meio de um aplicativo que vai permitir aos usuários terem acesso à localização dos veículos em tempo real, em seus próprios smartphones. A ferramenta estará disponível em breve para a população.

A segunda estratégia é criar grupos de WhatsApp para cada linha de ônibus, onde os fiscais da central de monitoramento prestarão as informações necessárias, a exemplo de atrasos e adiantamentos de horários. Os ônibus terão adesivos com um QR Code para o usuário ingressar no grupo.

Outra funcionalidade da central de monitoramento é dar à Semob uma visão sobre engarrafamentos ou outro fator imprevisível que venham a causar atrasos nos itinerários. “Precisamos ter uma expertise para reorganizá-los. A grande sacada no transporte público é manter a frota equidistante, os carros têm que estar numa certa distância um do outro dentro de um ciclo de viagem”, diz o coordenador.

Advertisement