Aprovados no concurso da PMBA 2019 protestam em Salvador e pedem convocação

Um grupo de aprovados no concurso público da Polícia Militar (PMBA), realizado em 2019, realizou uma manifestação, em frente a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). Eles reivindicam a continuação das etapas de todos os homologados no certame.
Os aprovados explicaram que foram aprovados 2.766 pessoas, mas apenas 1.000 foram convocados.

“Quando realizamos a prova no de 2020, fomos pegos de surpresa com essa pandemia, o que atrasou o nosso curso. Sendo que seriam chamados mil em 2020 e mil em 2021, porém a pandemia atrasou a convocação, nós sabemos e entendemos que tudo isso é um caso de saúde grave em todo mundo. Mas nós vimos ressaltar aqui o que o governador sempre fala, que vai acionar 1.000 e depois mais 1.000 após o treinamento, mil foram chamados agora em julho e ele fala que vai chamar os próximos mil em dezembro, porém nós estamos precisando de um data para essa convocação”, explicou um dos aprovados ao Acorda Cidade.

Ele disse ainda que a segunda turma precisa de uma data exata, para que eles possam se organizar, inclusive financeiramente.

“Nós estamos querendo uma data, para que possamos organizar as nossas vidas, dinheiro para os nossos exames, dinheiro para todos se locomoverem de suas cidades até a capital. Por exemplo, tal data vai sair no diário oficial dos próximos mil ou mais, porque o concurso foi para duas mil vagas, porém corrigiram três mil redações. Destes três mil aprovados hoje nós temos 1.700 pleiteando entrar na corporação. Somos 1.700 policiais soldados e 500 bombeiros, mas sabemos que o governador pretende chamar só mil. Todos passamos e queremos que todos sejam convocados, não só os 1.000 já que foram 1.700, para reforçar no início do ano que vem a segurança pública do nosso estado.”

Candidatos de cinco municípios participaram do ato, inclusive de Feira de Santana, com cerca de 40 representantes.

Estagiário de jornalismo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade, fonte: acordacidade.com.br

Advertisement