Cras Miro Cairo apoia a criação da Associação de Catadores de Reciclagens

Os cerca de 60 catadores de material reciclável da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência (Cras) Miro Cairo devem se reunir em uma associação. A proposta está sendo apresentada pela regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Cras da região.

Em reunião com os catadores, na segunda-feira (20), a defensora pública que está à frente do projeto Mãos que Reciclam, Kaliane Gonzaga, explicou que Vitória da Conquista conta com 600 catadores e no território do Cras Miro Cairo, foram identificados 60 catadores. “Nosso objetivo é a organização deles em associações ou cooperativas, já temos associações no Vila América, Bruno Bacelar e Cruzeiro. Com a associação fica mais fácil acessar direitos como o de terem um local para fazerem a triagem dos resíduos coletados”, disse Kaliane.

Para a gerente do Cras, Marly Cruz, é dever da política de assistência social a articulação e promoção de direitos da comunidade assistida pelos Cras. “Nós identificamos esta atividade no território e por isso apoiamos a Defensoria nessa ação. Estamos muito satisfeitos com a resposta positiva para nosso convite e com o resultado desta reunião”, salientou Marly.

Para o catador de recicláveis, Gilmar Ribeiro, 33 anos, a criação da associação irá melhorar a situação da sua categoria. “Nosso trabalho não é visto como trabalho, nós somos apenas catadores, a gente não tem uma classificação, a gente não tem um fardamento, a gente não tem segurança de nada, tendo a associação vai melhorar muitas coisas pra gente”, declarou Gilmar.

Advertisement