Dia D da multivacinação para crianças e adolescentes teve grande participação. Campanha vai até dia 29

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu neste sábado (16) um dia dedicado à atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Isabelle foi umas das crianças vacinadas neste sábado

O apelo da SMS é para que os pais mantenham a caderneta de vacinação de seus filhos sempre atualizada, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, para evitar que adoeçam de tuberculose, poliomielite, hepatite, difteria, tétano e coqueluche, por exemplo, que são doenças graves, porém imunopreveníveis, isto é, que podem ser evitadas através da vacinação.

Para isto, as unidades de saúde do município se mobilizaram neste Dia D de Multivacinação com a meta de imunizar as crianças e adolescentes de 15 anos ou menos.

Aline Andrade levou seus gêmeos, Pedro e Isabelle, de sete anos, para atualizar a carteira de vacinação. Ela ressalta a importância no cuidado dos pequenos. “Mesmo com todas as atenções voltadas à pandemia, não podemos descuidar com as outras doenças. Por isso, assim que soube da campanha, vi a oportunidade de atualizar a carteira deles e também pedir para que também verificassem a minha”, explicou Aline.

A enfermeira e gerente na Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco, Renata Oliveira, explica que estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação nas unidades. “Pedimos para que os pais tragam seus filhos menores de 15 anos para vacinar. É muito importante não deixar a vacinação atrasar”, declarou a enfermeira.

Neste sábado, a procura foi grande, mas ainda há muita criança precisando ter a caderneta atualizada, assim, a campanha de multivacinação continua até o dia 29 de outubro em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Basta que o responsável leve a criança munido do documento de identidade e do cartão de vacinação.

Os adolescentes entre 12 e 15 anos que estão aguardando para serem imunizados contra a Covid-19 poderão se vacinar com as outras vacinas do calendário, pois o Ministério da Saúde afirmou que não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível fazer todas ao mesmo tempo.

Advertisement