Prefeita ouve capoeiristas e avalia sugestões para ampliação de locais para prática do esporte

Representantes da Casa da Capoeira foram recebidos na Prefeitura da Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (19), pela prefeita Sheila Lemos, acompanhada dos secretários Xangai, da Secretaria de de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), e Michael Farias, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Na pauta, demandas da entidade, que solicitou apoio da Prefeitura para ampliação da prática da capoeira em Vitória da Conquista.
Dentre as reivindicações, está a inserção de espaços para a prática de capoeira nas praças que vêm sendo construídas ou reformadas no município. A prefeita Sheila Lemos afirmou que fará esforço para atender a esse pedido sempre que possível. Para ela, toda atividade esportiva tem grande valor social e, neste sentido, o governo municipal recebe os pleitos com muita boa vontade.
Cleberson Andrade, membro da Casa da Capoeira, fez uma avaliação positiva do encontro. “A gente tá bem gratificado em relação a isso, porque mais uma vez o município buscou meios de contemplar a capoeira, escutar as nossas demandas e fazer com que possamos, junto com o município, fazer algo em benefício da capoeira. Não só da capoeira, mas no contexto de educação, esporte, lazer e cultura, que vem nesse meio termo buscando fortalecimento”, disse Cleberson.
Além da aulas de capoeira, com o objetivo de assegurar viva a cultura do esporte, a entidade mantém um memorial que resgata o maculelê e o samba de roda, além de oferecer aulas sobre fabricação e manuseio do berimbau.
Também participaram da reunião o assessor do gabinete da Secretaria de Educação, Célio Barbosa, a coordenadora de Igualdade Racial da Semdes, Olinda Pereira, e o coordenador de Esportes da Sectel, Luciano Pina.

Advertisement