Equipe multiprofissional começa a atuar nas escolas municipais*

 

A equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos começou a atuar, a partir desta semana, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais auxiliarão a comunidade escolar a lidar, por exemplo, com os novos desafios e impactos provocados pela pandemia da Covid-19, principalmente nessa retomada da rotina escolar de forma presencial, bem como vão acolher e dar os encaminhamentos necessários às demais demandas referentes às áreas de atuação deles.

“Quando atuamos nas escolas, somos uma equipe de apoio para o aluno, o familiar e o professor. Nossa presença aqui é para acolher, somar e fazer essa articulação com as políticas públicas, possibilitando o acesso desses adolescentes a direitos, ajudando-os, por exemplo, a permanecer na escola. Nossa equipe contribuirá com o desenvolvimento humano e social e construiremos esse espaço juntos”, enfatizou a psicóloga Lívia Guimarães, que atua na Escola Municipalizada Carlos Santana.

A equipe já está identificando as demandas da escola, assim como, sendo procurada espontaneamente pelos alunos e realizando os atendimentos.

As expectativas, conta a diretora da unidade, Mary Oliveira, são bastante positivas. “Estamos muito felizes com essa iniciativa da Secretaria de Educação (Smed) em trazer para a escola esses profissionais específicos e capacitados para trabalhar conosco. Acreditamos que eles vão somar com essa escuta diferenciada e com o encaminhamento devido. Tenho certeza de que vamos ajudar muitos dos nossos alunos”, avaliou.

Antes de iniciar o trabalho nas escolas, a equipe, contratada em caráter emergencial, foi formada pelos profissionais do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que acompanharão a atuação deles.

Advertisement