A leitura enriquece a alma: Projeto de leitura ‘As aventuras da Turma da Mônica’

O projeto de leitura intitulado “AS AVENTURAS DA TURMA DA MÔNICA – LENDO, ENCANTADO e SE ENCONTRANDO” teve a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes. A implementação desse projeto veio favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem, visto que propôs a colaboração para o estímulo da leitura, escrita e representação artística dos alunos, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos. Envolver os alunos cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Por isso, tal projeto exigiu engajamento profundo de professores, alunos e pais.
Do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, será quase impossível pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. Daí a nossa certeza de que o projeto “LENDO, ENCANTADO e SE ENCONTRANDO” aconteceu com o apoio de todos os que estão envolvidos no contexto educacional.
O nosso projeto literário 2020 e 2021 foi embasado na obra de Maurício de Sousa e suas HQS, conhecendo e aprofundando trabalhos literários na construção de livrinhos em sala de aula e em casa, visto que ainda vivenciamos o contexto do ensino remoto.
Parabenizamos a todos os envolvidos nesse processo: corpo docente, colaboradores, alunos e familiares.
Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais estiveram ao longo de toda semana apresentando as obras literárias e musicais, um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro.

Advertisement