Garantir a qualidade na alimentação escolar é primordial para a gestão municipal

Cardápios dos alunos seguem os parâmetros estabelecidos pelo FNDE

Os estudantes passam boa parte dos seus dias dedicados às atividades escolares, e para que seu desempenho seja satisfatório, a alimentação é fundamental. Um aluno bem alimentado tem mais predisposição para participar das atividades e compreender o assunto ensinado pelo professor, além de se concentrar melhor. Daí a importância da Alimentação Escolar comemorada nacionalmente neste mês.

E por fazer parte do processo de aprendizagem, conta o coordenador municipal da área, Rodrigo Gigante, é que a Alimentação Escolar é tratada como prioridade para a gestão municipal. “A alimentação escolar é uma questão essencial, primordial para a gestão da prefeita Sheila Lemos. Sempre estamos atentos para que o alimento fornecido seja de qualidade e tratamos os recursos com seriedade”, destacou.

Ele lembra ainda do caráter de segurança alimentar que a alimentação escolar tem uma vez que para alguns estudantes em situação de vulnerabilidade social, ela é o único alimento que recebem durante o dia. “Por esse motivo também, temos todo o cuidado para o aluno seja atendido com excelência”, reforçou o coordenador.

A alimentação fornecida aos estudantes, seja nas unidades que já retomaram o presencial ou por meio dos kits alimentares, segue o que é estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Os cardápios para as escolas e creches são elaborados de acordo com a modalidade, a necessidade nutricional e faixa etária dos alunos”, explica a nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Thayse Ferraz.

Ainda de acordo com a nutricionista, os alunos com necessidades alimentares especiais, como alergias e intolerâncias a certos alimentos e diabetes, são atendidos com um cardápio diferenciado. E para auxiliar nessa tarefa da alimentação escolar, ressalta Thayse, outro personagem é fundamental: o manipulador de alimentos, celebrado neste sábado (30).


Ivone conta com um ingrediente especial em suas preparações: afeto!

Desde 2019, Ivone Amaral desempenha a função de manipuladora de alimentos na Rede Municipal. É ela quem prepara, com muito carinho e seguindo os protocolos de segurança, os alimentos que são servidos para os alunos da Escola Municipalizada Alaor Coutinho. Para Ivone, seu trabalho vai muito além do preparo dos alimentos, ele envolve confiança e amor no que faz.

“Ver a satisfação dos alunos, o sorriso deles a cada refeição servida ou vê-los querendo repetir é o que me deixa contente. Eu amo o que eu faço e sei que essa alimentação que eu preparo todos os dias para eles com todo cuidado e carinho faz toda a diferença na aprendizagem deles”, destacou.

Advertisement