SMS continua nesta quinta-feira mutirão para troca de glicosímetros e distribuição de tiras e lancetas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prossegue, nesta quinta-feira (4), o mutirão para o recadastramento dos pacientes diabéticos do Programa de Automonitoramento da Glicemia Capilar (PAMGC), no Centro Cultural Glauber Rocha.

A ação, iniciada nesta quarta-feira (3), funciona de 8h às 17h, com atendimento aberto apenas para os pacientes já cadastrados no programa. O atendimento é feito individualmente e a equipe faz o exame de glicemia e hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial e colhe os dados de cada paciente sobre o uso de medicamentos.

Apenas no primeiro dia de mutirão foram atendidos 223 pacientes, que receberam novos aparelhos de glicosímetro, com distribuição de 44.600 tiras e 46.600 lancetas para aferição da glicemia.

O mutirão visa atender em torno de 200 pessoas por dia, com o objetivo regularizar a distribuição dos insumos para os pacientes já cadastrados no programa que estavam em atraso.

“Está sendo realizada também a troca do aparelho de medir a glicemia, pois fizemos a implantação de um novo sistema, em que a gente consegue ter mais dados e parâmetros tanto na parte de logística dos insumos, quanto no atendimento clínico dos pacientes”, explicou Halanna Ferraz, coordenadora de Assistência Farmacêutica do município.


Dona Irani recebeu todas as orientações necessárias para manusear o seu novo glicosímetro

Nesta quarta-feira foi priorizado o atendimento dos adolescentes, gestantes e idosos já cadastrados. Como foi o caso de Dona Irani Gonçalves, de 66 anos, que retirou os seus insumos já com data de retorno marcada para o dia 3 de janeiro. “Eu achei o novo aparelho muito bom e também gostava do antigo. Eu vou sempre na farmácia pegar minhas tiras e gosto muito do atendimento do pessoal, que atende com muito carinho, dá tempo de perguntar e conversar. Gosto demais!”, contou ela.

O mutirão vai até sexta-feira (5) e a expectativa é atender todos os pacientes que ainda não receberam as tiras e lancetas, a fim de reestabelecer o programa. Os novos pacientes que precisarem se cadastrar no programa, poderão ir nas Farmácias da Família ou fazer o agendamento por telefone e serão atendidos na próxima semana.

Advertisement