Agora o “negócio” sobe: Instituto em Salvador desenvolve tratamento inovador para disfunção erétil pelo SUS

Resultados obtidos por meio de radiofrequência, associada à terapia por ondas de choque se mostraram muito promissores.

A doença de Peyronie é uma disfunção sexual masculina causada por lesão peniana, que pode ocorrer durante relação sexual ou atividade física. A disfunção causa uma curvatura significativa e pode ser acompanhada de dor, interferindo na função sexual. Para esse problema, o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL) realizou um estudo baseado na aplicação de radiofrequência não ablativa em pacientes diagnosticados com a doença e a resposta terapêutica funcional foi excelente.

Além disso, uma vez que a Doença de Peyronie traz também impactos estéticos, abalando a vida sexual do homem acometido, o tratamento inovador foi capaz de atenuar as sequelas em relação ao tamanho e circunferência peniana. Os resultados preliminares da pesquisa serão apresentados oficialmente ainda esse ano, no congresso da International Continence Society (ICS), que será realizado na Austrália.

“A disfunção erétil pode acometer o homem em diversas fases da sua vida e o processo de envelhecimento aumenta muito essa prevalência. Por conta do impacto negativo que essa disfunção traz, a busca por tratamentos eficazes e sem efeitos colaterais segue em alta. Por isso, estamos estudando os efeitos dessa pesquisa, já que ela tem o potencial de melhorar a vascularização e de produzir óxido nítrico, o que, teoricamente, melhorará a ereção”, esclareceu a coordenadora dos cursos do IPL e fisioterapeuta Alcina Teles.

Resultados animadores

O crescimento da placa fibrótica na túnica albugínea dos corpos cavernosos penianos, que caracteriza a doença de Peyronie, leva à tortuosidade do pênis, dor durante a ereção e a incapacidade de realização da penetração durante o ato sexual, prejudicando a qualidade de vida do homem. Os tratamentos mais utilizados são algumas medicações e a cirurgia, com eficácia terapêutica muito variada. Devido a isso, o estudo desenvolvido pelo IPL propôs associar a radiofrequência (Neartek Tecarterapia) à terapia por ondas de choque (Thork Ondas de Choque). A pesquisa obteve resultados muito animadores e promissores, conforme revelou o grupo de pesquisadoras do instituto, em parceria científica com a Indústria Brasileira de Equipamentos Eletromédicos para as áreas de fisioterapia, estética e medicina estética (IBRAMED).

Ao associar os efeitos terapêuticos dessas duas técnicas, os benefícios ao quadro clínico do paciente foram o de redução da placa fibrótica, o que promoveu:

· Melhora e satisfação com a curvatura peniana;

· Retorno às atividades sexuais com penetração;

· Normalização do jato urinário;

Aumento do tamanho e da circunferência peniana, provavelmente pela redução da placa fibrótica, que não faz mais tanta retração nos tecidos adjacentes.

Sobre o IPL

Localizado no Edifício comercial Max Center, no Itaigara, o IPL é especializado no trato de incontinências urinárias, incontinências anais e fecais, constipação, disfunções sexuais femininas e masculinas (como disfunção erétil, doença de Peyronie, dificuldade de lubrificação, dor à penetração), candidíase, atrofia vulvovaginal e outras disfunções relacionadas à região genital.

Para ter acesso aos serviços, basta o paciente ter o cartão do SUS e ligar para agendar sua consulta pelo número 71 3213-1351 ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número 71 99906-2400.

Advertisement