*Exposição que celebra cultura e história de Vitória da Conquista está aberta ao público até 15 de dezembro*

Em homenagem aos 181 anos da Joia do Sertão Baiano, um grupo de artistas locais está dando vida à ExpoArte Conquista, aberta gratuitamente ao público, no Museu De Kard, até o dia 15 de dezembro.

A mostra conta com 80 obras dos artistas Allan de Kard, idealizador do evento; Alex Emmanuel, Domício Campos, Lílian Moraes, Romeu Ferreira e Valéria Vidigal. São telas e esculturas que resgatam e exaltam história e cultura de Vitória da Conquista. A exposição inaugura a Galeria Mix, onde algumas das obras terão caráter permanente após o dia 15.

Entusiasta da produção artística no município o secretário de Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) Xangai, prestigiou a abertura da exposição no dia 4 de dezembro. “A Secretaria de Cultura tem o dever de reconhecer a arte que existe em nossa cidade. Ali, a gente encontra a motivação para se fazer arte, ali é uma reunião de arteiros, ou seja, artesãos da arte”, avaliou. Para Xangai, a Sectel tem que valorizar esse tipo de movimento, “porque a gente tem que mostrar pro povo que a arte existe”.

De acordo com a artista plástica Valéria Vidigal, a mostra tem atraído a visita dos conquistenses e também de turistas da região. “São obras que alguns artistas já fizeram há algum tempo atrás, fazem uma retrospectiva da vida, e outras obras que foram produzidas durante o período da pandemia. Eu escolhi na minha coleção obras que retratam a música, literatura, junto com o café que é minha temática”, detalhou.

Idealizador da iniciativa, o artista Allan de Kard registrou o seu convite para toda a população conquistense. “Aproveitamos a oportunidade de convidar a todos para conhecer não só as obras dos artistas que se apresentam neste momento, mas também todo o espaço do museu, já que a Galeria Mix está dentro do complexo Museu de Kard, e aqui tem muita coisa para ser vista”, disse.

O Museu de Kard está localizado na BA-262 (estrada de Vitória da Conquista – Anagé) e está aberto à visitação todos os dias, das 9 às 17 horas.

Centenário da Semana de Arte Moderna – Em conversa do secretário Xangai com os artistas envolvidos na ExpoArte, nasceu a ideia de se realizar uma exposição para celebrar em Vitória da Conquista os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A mostra deve ter início no mês de dezembro, na Casa Memorial Régis Pacheco, reunindo artes plásticas, música, literatura e outras manifestações artísticas que remontem o movimento de 1922, marco revolucionário na arte brasileira.

Advertisement