Guarda Civil Municipal se prepara para implantar Grupo Especial de Proteção Ambiental*

Dentro dos próximos meses, Vitória da Conquista deve contar com um importante aliado na prevenção e combate aos crimes ambientais que venham a ocorrer no município. A Guarda Civil Municipal (GCM) se prepara para implantar um Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA). Uma palestra com o comandante do GEPA da Guarda Civil de Salvador, Robson Pires, nessa quinta-feira (18), às 9h, no auditório do Cemae, marca o início dessa implantação.

Ao lado de membros de seu grupamento (Anderson Nascimento e Avanildo Santos – encarregado e secretário do GEPA de Salvador, respectivamente), o comandante Pires vai compartilhar com a equipe de Vitória da Conquista toda a experiência a respeito da implantação do GEPA na capital baiana.

A proposta, como conta o comandante da GCM, capitão Cristóvão Lemos, é que o GEPA conquistense atue na proteção do patrimônio ecológico, arquitetônico e cultural da cidade, atuando tanto de forma preventiva, como educativa. “Vamos trabalhar na prevenção e combate aos crimes ambientais que ocorrerem no município”, reforçou.

O capitão compartilhou ainda que o efetivo deve atuar em espaços como a Reserva Florestal do Poço Escuro e nos Parques Municipais da Serra do Periperi (Cristo) e da Lagoa das Bateias.

Em seguida à palestra, explicou Lemos, a GCM vai se dedicar, nos próximos meses, às demais fases necessárias para implantação do GEPA, a exemplo, da qualificação dos guardas, por meio de cursos de capacitação, assinaturas de termos de cooperação, entre outros.

Advertisement