Guarda Civil Municipal inicia formação de Grupo Especial de Proteção Ambiental

De acordo com o comandante do Gepa de Salvador, a qualificação é um dos pontos fundamentais para o bom desempenho da equipe

Um evento de formação, com palestras feitas por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil de Salvador, tendo à frente o comandante da unidade, Robson Pires, deu início ao processo de implantação do Gepa da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (18). Também foi convidada e falou no evento a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, cuja área será uma das mais beneficiadas com a criação do grupamento.

Segundo o capitão Cristóvão Lemos, comandante da guarda conquistense, o objetivo é proporcionar aos GCMs a capacitação para atuar em uma área importante, que é o meio ambiente. “Nossa intenção com esse encontro foi dar o pontapé na sensibilização para a implantação do nosso grupamento, pois sabemos da importância que o Gepa terá nesse trabalho de proteção e prevenção ao patrimônio do meio ambiente de nosso município e no combate aos crimes ambientais”, enfatizou.

O comandante do Gepa Salvador comentou a participação e esclareceu que o grupamento atua em outras áreas, além do meio ambiente. “Viemos compartilhar com um pouco do serviço que nós realizamos em Salvador, há sete anos, como legislações que regulamentam a atuação desse grupamento especial, os cursos de qualificação pelos quais passamos, as parcerias que precisamos estabelecer, entre outros temas. O trabalho do Gepa abrange diversas áreas e abraça uma causa muito importante que é o meio ambiente”, pontuou o comandante Pires.


Capitão Lemos

Além de atuar em pontos específicos da cidade, a exemplo da Reserva Florestal do Poço Escuro, a proposta é que o Gepa trabalhe em parceria e apoiando alguns órgãos, em especial a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). “Este é mais um passo para a defesa do meio ambiente de nossa cidade. Por isso, estou muito feliz por essa iniciativa da Guarda, desse apoio que teremos com a criação desse grupamento específico”, comemorou a secretária Ana Cláudia.

Entre os próximos passos para implantação do Gepa conquistense, estão cursos de capacitação do efetivo, assinaturas de termos de cooperação e parceria com instituições afins, entre outros. A expectativa é que a implantação do grupamento especial se dê num prazo de seis meses.

Advertisement