Intervenção artística no Boulevard Shopping homenageia o Dia da Consciência Negra

Como forma de homenagear o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Boulevard Shopping Vitória da Conquista convidou o grafiteiro Tiano Vilarino para realizar uma intervenção artística no empreendimento.
A Dia da Consciência Negra celebra e destaca a importância do povo e da cultura africana no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte do pernambucano Zumbi dos Palmares, que foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas, enquanto lutava pela libertação do seu povo do sistema escravista.
Mas, além de celebrar Zumbi dos Palmares e a cultura afrobrasileira, a data também marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade racial no país.
Foi pensando nisso que o Shopping convidou Tiano Vilarino para realizar a intervenção. A intenção é destacar, nessa data, o ponto de vista de Tiano, cujo trabalho reflete sua vivência como cidadão e artista negro.
Radicado em Vitória da Conquista, Tiano destaca a importância do grafite, uma manifestação artística de resistência, ocupar esse espaço na cidade. “Quando fui convidado a realizar esta intervenção foi uma proposta inovadora, nada mais justo que o grafite como forma de resistência ocupar um espaço tão importante. Sendo um jovem negro artista tento passar traços, cores, valores e a riqueza das nossas raízes culturais através deste projeto”, disse.
A obra estará exposta na Entrada A do Boulevard Shopping a partir deste sábado, 20. No Instagram do empreendimento (@boulevardconquista), será possível conferir alguns registros do processo do artista enquanto realiza a intervenção até a arte ficar pronta.
Além do grafite, neste Novembro Negro o Shopping também está apoiando e será palco de um desfile que objetiva exaltar a beleza negra. O evento acontece na noite desta sexta-feira, 19 de novembro, a partir das 19h, e faz parte das atividades do projeto “Novembro Negro – Diversidade gerando Igualdade”, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Faculdade Uninassau.
A intenção do desfile é destacar as inúmeras possibilidades que a moda, a estética e a cosmética trazem para o contexto da beleza negra, demostrando e enaltecendo as qualidades e singularidades desse público em especial.

Advertisement