SMS realiza ação de prevenção ao câncer de próstata com internos do Conjunto Penal*


Mais uma ação da campanha do Novembro Azul foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, na tarde dessa segunda-feira (22), com o intuito de alcançar os homens que estão privados de liberdade e alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para a ação que foi desenvolvida em parceria com a equipe de saúde do Conjunto Penal, foram convidados 20 internos, com mais de 50 anos, para participarem da palestra sobre os cuidados preventivos, incentivando que os homens quebrem o preconceito e realizem o exame de toque retal, capaz de detectar anormalidades na próstata. Também foram coletadas amostras sanguíneas para exame de dosagem de PSA.

“As ações desse mês de campanha tem esse objetivo de atingir o público masculino que sempre deixa mais a desejar no cuidado com a saúde e acaba procurando por assistência quando o diagnóstico já está avançado. Essa é uma oportunidade para que esses reeducandos possam se lembrar desse cuidado e da prevenção”, explicou Érica Pontes, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adulto e do Idoso na Atenção Básica.

A responsável técnica de saúde do Conjunto Penal, Amanda Almeida, explicou que o público de internos do Conjunto Penal é totalmente masculino e aproveitando a campanha do Novembro Azul, convidou a equipe da Secretaria de Saúde para a ação, que prontamente se disponibilizou. “Nós temos um público grande de internos idosos e adultos acima de 50 anos e por isso nós resolvemos selecionar um pequeno grupo deles para esse momento de interação, de esclarecimento de dúvidas, além da coleta de PSA”.

A atividade foi muito bem recebida pelos internos, que interagiram após a palestra e 18 fizeram a coleta de amostras para o exame de PSA, que foram encaminhadas ao Lacen Municipal.

Advertisement