Conquista: Economia Solidária incentiva geração de renda com curso de artesanato utilizando material reciclável

 

As peças sobre a mesa chamam a atenção pelo capricho e delicadeza em cada detalhe. São toalhas, vasos, enfeites, pesos de porta e descanso de panelas feitos com materiais recicláveis, como tampinhas de garrafa e retalhos de malha, e que servirão de inspiração para a produção dos alunos do projeto Reciclarte – Reciclando com Arte, iniciado nesta terça-feira (23), pela Coordenação de Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que apoia os grupos de artesanato e cooperativas na cidade.

“Expomos essas peças aqui hoje para inspirar a turma. Esperamos com esse projeto que estamos retomando hoje, em razão da pandemia, proporcionar, principalmente, uma fonte de renda para pessoas de baixa renda, fomentar a economia solidária em nossa cidade e despertar nos participantes a consciência ambiental, dando uma nova destinação a materiais que seriam descartados”, comentou o coordenador da área, Jadiel da Silva.

Em três turnos, aproximadamente 15 pessoas, entre homens e mulheres vão aprender, com três professoras, a partir desta terça diferentes técnicas para aproveitar os materiais recicláveis.

Com mais de 20 anos de experiência no artesanato, sendo oito, no artesanato de materiais recicláveis, a professora Lúcia Bethânia disse querer despertar nos alunos a paixão pelo artesanato e capacitá-los para que tenham uma renda própria ou incrementem a que já possuem, aprendendo, inclusive, a como comercializar as peças produzidas durante o curso. “Por isso, minhas expectativas quanto a essa ‘sementinha’ que estamos plantando são as melhores”, contou.

Uma das alunas que está ansiosa para aprender a produzir as peças expostas nessa aula inaugural e incrementar a renda é a artesã Rosimária Silva. “Tenho cinco anos de experiência, mas espero adquirir mais conhecimento com as técnicas da professora. Estou confiante e gostaria de ressaltar esse espaço que a Prefeitura abriu para que as pessoas se capacitem para ter uma renda ou aprendam um hobby”, parabenizou.

Advertisement