Conquista: Faixa exclusiva para ônibus será testada no centro da cidade

Neste domingo (5), às 22 horas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Coordenação de Transporte Público, fará uma simulação de um trecho de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Siqueira Campos, utilizando a faixa da zona azul entre a Praça da Normal até a Lanchonete Saruê.

A criação de corredores exclusivos de ônibus faz parte do projeto de melhoria do transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista, realizado pela atual gestão tendo como meta atender aos usuários, tornando o transporte mais eficiente, com viagens mais rápidas e redução do tempo entre as passagens do ônibus no ponto.

Com a simulação, a Coordenação de Transporte Público saberá quanto tempo o ônibus levará entre o ponto da Praça da Normal e a Saruê; verificará a sincronia dos semáforos para ajuste do tempo ao ideal; o quanto da faixa existente será destinada exclusivamente aos ônibus, além das distâncias seguras dos retrovisores em relação às árvores, postes e placas de trânsito.

Segundo o coordenador de Transporte Público da Semob, Sérgio Hubner, a escolha do trecho se deu por ser uma das principais vias de ligação do bairro Candeias com o centro da cidade e tem um dos trajetos mais demorados, apesar da curta distância, simbolizando a situação à qual a Prefeitura quer dar uma resposta efetiva. “São 880 metros, que entre 06h30 e 08h00 impõe aos ônibus a estarrecedora velocidade média de 6,42 km/h. Pasmem, esta velocidade é compasso de alguém que segue a pé em sua atividade física”, diz Hubner.

Advertisement