Guardas municipais recebem certificação para condução de emergência de veículos*

Desde que foi oficializada, em junho deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem recebido elogios pelo bom preparo de seu efetivo nas operações. Com a chegada das novas viaturas para a Guarda Municipal, a Prefeitura resolveu qualificar a GCM com um curso para a condução de urgência e emergência, conforme requer a atividade de operação de viaturas e veículos policiais. O curso – o quarto realizado em um período de seis meses – foi ministrado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), entre os dias 23 de novembro e 6 deste mês. A entrega dos certificados para os 40 guardas que participaram da formação será no dia 15.

De acordo o comandante da GCM, Capitão Cristóvão Lemos, “o curso é mais um incremento à Guarda, que tem qualificado seus serviços. Dessa forma podemos fornecer um serviço de excelência e retribuir o reconhecimento da população conquistense”, destaca o Comandante da GCM, Cristóvão Lemos.

Entre as atividades de qualificação da GCM, no mês de junho, 31 guardas municipais fizeram um Treinamento de Controle de Distúrbios Civis (TCDC), que trabalha habilidades para tarefas que fogem à rotina da Guarda, como desobstrução de vias públicas municipais, controle de multidão e apoio em reintegração de posse urbana e rural do município. Em julho, outros 70 guardas participaram do desenvolvimento de táticas de proteção preventiva em eventos especiais e áreas desportivas. Após um curso ministrado em novembro, a GCM também se prepara para implantar um Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA).

Além do curso de urgência e emergência aos condutores, foram feitas instruções de embarque e desembarque para todos os GMs que irão compor as guarnições das respectivas viaturas nas operações preventivas e ostensivas.

Advertisement