Trabalhadores de Vitória da Conquista poderão fazer saque do FGTS pela emergência das chuvas

Trabalhadores de Vitória da Conquista e de outros municípios que tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias na Bahia poderão fazer saque do FGTS, até o limite de R$ 6.220,00.

Segundo a Caixa, os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais que declaram o estado de emergência ou calamidade, com o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Por meio do decreto 21.593, de 25 de dezembro de 2021, a prefeita Sheila Lemos já havia estabelecido a situação no município e, neste domingo (27), o Governo Federal publicou Portaria 3.345/2022, que reconhece a situação de emergência de Vitória da Conquista e mais 85 municípios baianos em decorrência das chuvas intensas.

Segundo a Caixa, após recebimento de documento com declaração sobre áreas afetadas, que será encaminhado pelas prefeituras, os trabalhadores diretamente atingidos poderão se dirigir às agências para sacar o valor máximo de até R$ 6.220,00.

Ainda de acordo com a Caixa, a modalidade de Saque Calamidade do FGTS pode ser aplicada quando o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave por causa de um desastre natural que tenha atingido a área onde ele mora.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Advertisement