BALANÇO OPERACIONAL 2021

A 77ª CIPM realizou o balanço das atividades operacionais do ano de 2021, na sua área de responsabilidade territorial, que compreende todos os bairros da zona leste da cidade de Vitória da Conquista – Ba.

Os dados estatísticos evidenciam significativos resultados nas ações de combate à criminalidade, notadamente ao tráfico de entorpecentes, homicídios e crimes correlacionados, como porte ilegal de arma de fogo, furtos, roubos, dentre outros. Ao longo do ano de 2021, foram realizadas diversas operações, desencadeadas pelo CPR Sudoeste e ações desenvolvidas pela própria 77ª CIPM, além de inúmeros atendimentos à população, o que resultou na abordagem de 61.900 pessoas, das quais 782 foram conduzidas para a delegacia e dessas, 145 foram flagranteadas; lavrados 480 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) e 23 menores apreendidos por atos infracionais.

Foram observadas reduções históricas na quantidade de diversas modalidades criminosas, notadamente o homicídio: na área da 77ª CIPM foram registradas 32 ocorrências dessa natureza no ano de 2021, menor número registrado desde o ano de 2013; em 2020 foram 47 assassinatos. Há que se destacar que, até 12/01/22, a Companhia contou 75 dias sem ocorrência de homicídio na sua área de responsabilidade. De igual maneira, foram observadas reduções históricas em outras práticas delituosas.
No período sob análise (2021), foram retiradas de circulação 40 armas de fogo, entre revólveres e pistolas; recuperados 22 carros e 20 motos; apreendidos 35 veículos irregulares; registradas 94 ocorrências por tráfico, resultando na apreensão de grandes quantidades de entorpecentes, com destaque para as apreensões de 24 de agosto (140 Kg de maconha, 10 Kg de crack e 08 Kg de cocaína) e 08 de outubro (18 KG de cocaína), dentre outras.

De acordo com o Comandante da 77ª CIPM, o Major PM Vagner Ribeiro Almeida, os números são bastante expressivos e evidenciam o excelente trabalho desempenhado por cada policial e demais colaboradores da instituição, traduzindo-se em mais segurança para o cidadão: “graças ao profissionalismo, dedicação e coragem dos nossos abnegados policiais, ao imprescindível apoio das demais entidades que compõem o Sistema de Segurança Pública e à importante parceria da imprensa e demais colaboradores, foi possível alcançar resultados tão expressivos e importantes para a sociedade conquistense, materializado na redução dos índices dos diversos delitos. Na prática, isso significa que diversos crimes deixaram de ser cometidos ou boa parte daqueles que os cometeram foram alcançados e apresentados à justiça e, o mais importante: vidas foram salvas”, concluiu o Major Vagner.

Ao analisar o cenário da Segurança Pública em Vitória da Conquista, o Coronel PM Ivanildo da Silva, Comandante do Policiamento da Região Sudoeste, destacou a redução dos índices de criminalidade na cidade, dando ênfase à queda no número de assassinatos: “Os números evidenciam esse fator decrescente no cometimento de crimes, principalmente de homicídio, resultante da prevenção e combate às ações delituosas como um todo e fruto do empenho de policiais militares que atuam na cidade, os quais são extremamente comprometidos em proporcionar o melhor serviço possível, garantido uma maior tranquilidade e segurança para os moradores e visitantes da cidade de Vitória da Conquista. Como resultado de tamanho esforço, foram registrados, em toda a cidade, 98 homicídios no ano de 2021, 25 a menos que o ano de 2020 e o menor número desde o ano de 2007. A Polícia Militar continua a envidar todos os esforços necessários para proporcionar, constantemente, uma cidade ainda mais segura”, finalizou o Coronel PM Ivanildo.

*

Advertisement