Secretaria de Saúde passará a realizar exame de RT-PCR em pacientes com Síndrome Gripal por desabastecimento de testes de antígeno

Desde o início do mês de janeiro o número de notificações de pessoas com Síndrome Gripal aumentou, não somente em Vitória da Conquista, mas em todo o país, e isso aumentou também a demanda pela realização dos testes de antígeno para Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se antecipou fazendo avaliação dos dados epidemiológicos, comprando mais testes para atender a essa grande demanda, mas a quantidade disponível no mercado não tem sido suficiente, por falta de insumos importados, como já vem sido divulgado nacionalmente nos últimos dias.

“O desabastecimento de testes já tem acontecido nas grandes metrópoles e tem refletido também na nossa rotina de trabalho. Para prevenir o esgotamento do nosso estoque de testes, paralelo a essa compra, o município precisou rever o protocolo de testagem e, partir desta quarta-feira (19) será disponibilizado o teste de RT-PCR para os pacientes ambulatoriais. Foi uma alternativa encontrada para garantir a testagem da população”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel.

A partir de agora, passará a ter três dias de agendamento no Ginásio Raul Ferraz para a coleta de amostra para o exame de RT-PCR. De acordo com o coordenador, isso irá impactar nos números, tendo em vista que os resultados desses testes demoram cerca de cinco dias para serem processados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, e serem encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde.

O processo da compra de testes foi finalizado e, neste momento, a SMS aguarda a sinalização do envio pela empresa, que já informou as dificuldades, pelo desabastecimento, o atraso da entrega e a impossibilidade de fornecer o quantitativo total do pedido.

A Secretaria Municipal de Saúde também está discutindo a revisão dos protocolos para priorizar a testagem de pacientes com perfil de agravamento, para não prejudicar o diagnóstico, até que seja regularizada a disponibilidade de testes.

A SMS pede que a população reforce os cuidados preventivos como uso obrigatório da máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel, para conter o avanço do número de contaminados. Além disso, é imprescindível manter a vacinação atualizada e as pessoas que ainda não tomaram a 2ª ou 3ª dose e já está no período, devem procurar as unidades de saúde.

Advertisement