Alvorada dos Ojás, nesta quinta-feira, celebra a paz no Dia de Combate à Intolerância Religiosa

O dia 21 de janeiro, no Brasil, foi escolhido, por meio da Lei 11.635/2007, como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data é uma homenagem à Iyalorixá (Mãe de Santo), Gildásia dos Santos, que faleceu em Salvador, após ser vítima de um ataque de intolerância religiosa.

Para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a rede Caminho dos Búzios, realizará nesta quinta-feira (20), a Alvorada dos Ojás, uma homenagem dos religiosos de matriz africana à cidade de Vitória da Conquista, em que são amarrados laços brancos nas árvores como mensagem a toda população, clamando por paz e pelo fim da intolerância religiosa.

E na sexta-feira (21), a partir das 9h, a equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), da Semdes, estará na Praça Tancredo Neves conversando com a população sobre o significado da Alvorada dos Ojás e também sobre a intolerância religiosa.

“Nosso objetivo é falar com a população sobre o direito ao livre exercício do culto religioso de qualquer credo que é garantido na nossa Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso VI”, explicou a coordenadora da Coopir, Olinda Pereira.

Advertisement