Audiência Pública debate ações judiciais movidas pela ViaBahia contra moradores das imediações da BR-11

Na manhã desta terça-feira, 15, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), foi realizada uma audiência Pública para discutir ações judiciais movidas pela ViaBahia contra moradores do Povoado São José, popular Pé de Galinha, além do Bairro Lagoa das Flores e demais localidades situadas às margens da BR-116. A audiência foi uma iniciativa do vereador Alexandre Xandó (PT), com apoio da Casa.

As ações da concessionária ViaBahia se devem às futuras obras de duplicação da rodovia, mas, segundo os moradores, a forma como estão ocorrendo está ocasionando insegurança jurídica na população e nas atividades comerciais. A empresa ViaBahia quer a desapropriação dos terrenos para que a obra seja realizada.

O vereador Alexandre Xandó (PT) destacou que a luta pela duplicação da BR-116 e pela justa indenização das comunidades pela ViaBahia é de todos os vereadores da Casa, e não apenas do seu mandato. Ele dirigiu o discurso às famílias das comunidades de Lagoa das Flores e Pé de Galinha, as quais já foram notificadas pela empresa Via Bahia.

O presidente da Casa, Luís Carlos Dudé, afirmou que a ViaBahia presta um desserviço ao município de Vitória da Conquista. Disse que a Câmara defende a duplicação, mas sem injustiça e ingratidão. “Não podemos deixar os moradores com a mão abanando, sem suas casas e suas histórias, nem no Pé de Galinha, nem na Lagoa das Flores”. Dudé informou que a Casa vai criar uma comissão para acompanhar o andamento das ações na defesa dos moradores que moram às margens da rodovia Santos Dumont (BR-116).

Os vereadores Nildo Freitas (PSC), Ricardo Babão (PCdoB) e Chico Estrela (PTC) também se pronunciaram e colocaram os seus mandatos a serviço da população na Câmara. Todos afirmaram que são favoráveis à duplicação, sendo essa uma pauta da Câmara Municipal, mas que vão lutar para que a ViaBahia indenize os moradores de forma justa.

Também participaram do debate, o advogado Alexandre Pereira, o radialista Ricardo “Gordo” e as moradoras do Povoado Pé de Galinha, Rosália Santos Amaral, Tereza Cristina Silva e Isabela Lemos.

Advertisement