Prefeita recebe empresários da Siqueira Campos e reforça importância de continuar teste com faixa exclusiva para ônibus

Em audiência na manhã desta terça-feira (22) no gabinete da Prefeitura da Zona Oeste a prefeita Sheila Lemos ouviu um grupo de comerciantes da Rua Siqueira Campos, que foram dialogar com a gestora acerca das mudanças na via pela Prefeitura e reafirmou a necessidade de manter o teste de trafegabilidade na faixa exclusiva experimental implantada entre a Praça Crésio Dantas Alves (Praça da Normal) e a esquina Rua Coronel Gugé. Também participou da reunião, o vereador Marcos Vinícius, que intermediou o encontro.

“A faixa exclusiva para ônibus é uma ação necessária, que as grandes e médias cidades brasileiras têm adotado para melhorar a mobilidade urbana e esse é o nosso objetivo aqui”, enfatizou a prefeita, após ouvir as reivindicações do grupo de empresários. Para Sheila Lemos, a Prefeitura procura alternativas que possam atender à grande massa da população que usa o transporte coletivo urbano, sem deixar de levar em conta as reivindicações e argumentos de lojistas e dos condutores de automóveis que fazem uso da via.

A gestora também  explicou que será a partir dos dados coletados até o prazo previsto no edital, 10 de abril, que a Prefeitura definirá, por exemplo, se a faixa será exclusiva, preferencial ou mista. Sheila Lemos pediu paciência aos comerciantes e marcou uma nova reunião na sexta-feira (25) para avaliar os resultados dos testes, que prosseguirão com acompanhamento dos especialistas da Secretaria de Mobilidade Urbana.

*Reunião importante*

Há sete anos, com comércio na Siqueira Campos, Ilka Quintela, comentou a importância de ser recebida pela prefeita. “Essa reunião com Sheila foi importante porque esclareceu muitas dúvidas e nós pudemos mostrar para ela também o nosso ponto de vista. Foi extremamente importante essa oportunidade que ela nos deu”, avaliou a comerciante.

De acordo com o vereador Marcus Vinícius, o canal de diálogo foi aberto e isso será fundamental para o entendimento. “Tenho certeza que se chegará num denominador comum, que atenderá as demandas da população, da Prefeitura e dos comerciantes. Não tenho dúvidas disso!”, afirmou o vereador Marcus Vinícius.

Economia – A expectativa, com a adoção da faixa exclusiva para ônibus, que poderá ser implantada em outras vias da cidade, é que ocorra a redução do tempo de viagem para os usuários e dos custos operacionais (combustíveis, freios e horas-homem) que oneram a tarifa prejudicando, principalmente, que tem dificuldade para pagar a passagem.

Advertisement