Vitória da Conquista cai uma posição entre 20 cidades com melhor saneamento básico do país

Foto: Mauri Azevedo / Embasa

Vitória da Conquista perdeu uma posição entre as cidades com melhor cobertura de saneamento básico do país. Saiu da 12° lugar para a 13°. O ranking foi divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados. Esta é a 14ª edição do Ranking do Saneamento que leva em consideração os 100 municípios mais populosos do país. O dia 22 de março é lembrado como o Dia Mundial da Água.

 

Dezesseis cidades baianas com mais de 100 mil habitantes ficaram de fora do ranking de melhor serviço de saneamento básico. Entre elas estão Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Teixeira de Freitas, Barreiras e Ilhéus.

 

Segundo informações do Trata Brasil, o município de Vitória da Conquista tem cobertura de 82,96% do esgotamento total. Na área urbana, o índice é maior, chegando a 92,66%. Em relação ao atendimento de água, a cidade tem cobertura total de 97,66%, com 99,36% na zona urbana. O ranking também informou que o município baiano investiu em torno de R$ 125,38 milhões no serviço nos últimos cinco anos.

 

Em Vitória da Conquista, o serviço de fornecimento de água e saneamento básico é feito pela Embasa. O relatório do Trata Brasil usa indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos cem maiores municípios brasileiros com base em população. A meta é informar sobre um problema histórico vivido no país. Conforme o instituto, quase 35 milhões de pessoas no país não têm acesso à água tratada e 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto.

Advertisement