Na abertura do Maio Materno, prefeita reforça a importância do pré-natal*

 


A 2ª edição da campanha Maio Materno foi iniciada, nesta terça-feira (4), com a abertura realizada no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, com um curso de Educação Perinatal para as gestantes, abordando assuntos ligados ao preparo das famílias sobre a gravidez, o parto e o pós-parto (puerpério).

A prefeita Sheila Lemos participou do evento e entregou uma placa de homenagem da campanha à gestante Naiane Rocha, afirmando a importância do Pré-Natal, foco da campanha deste ano. “Nós, mães, sabemos como é importante sermos acompanhadas desde o primeiro momento em que descobrimos que estamos grávidas e é um momento crucial para salvar a vida do nosso bebê ou fazer com que ele tenha uma vida saudável. Nossa cidade tem sido referência nos cuidados com as gestantes e puérperas, e continuaremos trabalhando cada vez mais para aprimorar nossos serviços e assim elevar os cuidados que essas guerreiras tanto merecem”, afirmou a gestora em seu discurso.

A gestante homenageada, Naiane Rocha, que está na 31ª semana de gestação, é acompanhada pela equipe de saúde da Unidade Nelson Barros, onde faz o seu pré-natal e avalia muito bem o serviço. “Tem sido muito bom e até melhor que as gestações anteriores que eu tive. O pessoal do posto dá uma atenção e acompanha de perto, até com acompanhamento odontológico, psicólogo, agente de saúde que está sempre por perto apoiando, além de facilitar a marcação de exames. Pra mim está sendo excelente”, contou ela.

O Maio Materno é uma campanha desenvolvida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das Secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, e da Fundação Pública de Saúde (FSVC), buscando a valorização dos cuidados às gestantes e puérperas na Rede Municipal e a garantia da integralidade da assistência pré-natal.

“A rede municipal de saúde está à disposição de todas as gestantes e puérperas para trabalhar o Pré-Natal, que é algo fantástico. As mudanças vão acontecendo e as equipes estão prontas para preparar a família para a chegada do bebê, as mães para a hora do parto, tirar todas as dúvidas e acompanhar de perto essa jornada”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

Vitória da Conquista foi certificada com o Selo Unicef 2017-2020 e a gestão municipal aderiu ao Selo 2021-2024 na certeza que a garantia dos direitos da criança começa na gestação, por meio da assistência pré-natal ofertada por toda a Rede Municipal, e por isso essa campanha também faz parte do Selo Unicef. A assistência pré-natal adequada reduz a mortalidade materna, uma das grandes metas globais do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Ao longo deste mês, diversas atividades educativas e assistenciais serão realizadas com gestantes e suas parcerias, além de ações de planejamento e educação permanente voltadas à qualificação do pré-natal, nos serviços da rede municipal.

Advertisement