Arraiá da Conquista terá detector de metais na entrada e câmeras de segurança*

 


A volta do Arraiá da Conquista, depois de dois anos suspenso pela pandemia, terá muitas novidades entre as atrações que se apresentarão na festa e na segurança. Em reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (17), na da Casa Memorial Régis Pacheco, foi anunciado que o espaço terá, durante os dias do arraiá, câmeras de segurança e, na entrada, detector de metais para evitar o ingresso de pessoas armadas.

A reunião sobre as medidas de segurança foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) e teve a participação das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, além de representantes das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesep), além da Vigilância Sanitária, Simtrans, Defesa Civil e Guarda Municipal.

Para Xangai, titular da Sectel, a contribuição das entidades para o sucesso do Arraía da Conquista é fundamental. “Para que transcorra em paz a festividade do São João, é com esse objetivo que a gente está tendo essa reunião, para que eles também apresentem o que é preciso fazermos”, disse.

Esta é a primeira edição do Arraiá da Conquista em que a Polícia Civil terá um posto avançado dentro do Centro Cultural Glauber Rocha para atendimentos de ocorrências. “Vemos com muita alegria essa atitude da Prefeitura de chamar todas as forças de segurança, todas as pessoas envolvidas, para nós termos um bom São João, mais seguro, a população ficará segura e muito satisfeita, com certeza com esse evento será grandioso. Nós, enquanto Estado, teremos nossa equipe para toda a assistência”, afirmou o delegado Marcus Vinícius Moraes de Oliveira, representante da 10ª Coordenadoria Regional da Polícia do Interior (Coorpin).

O capitão Dalmo Porto, coordenador de Planejamento Operacional do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), destacou a importância de manter viva a cultura da tradicional festa nordestina. “A gente sabe o quanto a gente tem essa cultura forte, e a Polícia Militar está sempre presente, dando esse suporte, todo o apoio. A gente sabe que é um evento de grande monta, não é um evento simples”, contou. Ele também está otimista com o sucesso do trabalho conjunto: “Que todos possam aproveitar com segurança, com paz, com tranquilidade, e que tudo ocorra muito bem.”

Outro parceiro do Arraiá da Conquista é o 7º Grupamento de Bombeiros Militar. “O bombeiro vai trazer uma estrutura pessoal, que entendemos ser suficiente pra atender aquelas demandas e nossa área de responsabilidade dentro do evento, mais um conjunto de ações que depende de várias outras entidades e também dos comerciantes, do público em geral”, informou. “Claro, prezamos para que nada venha a ocorrer de maior gravidade, mas se ocorrer, estaremos prontos para poder atender a essas demandas.”

Advertisement