Maio Materno: gestantes realizam o pré-natal odontológico nas unidades de saúde*

 


Cuidar da saúde bucal da gestante é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do bebê ainda na barriga. É por isso, que durante este mês de campanha do Maio Materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem reforçado a importância do pré-natal odontológico, que é extremamente importante nesse período, porque qualquer descuido com a saúde oral pode, inclusive, provocar um parto prematuro.

Em todas as unidades de saúde do município, as equipes de saúde bucal também fazem o acompanhamento das gestantes durante a gravidez. Na UBS Vila América, a gestante Mariana Silva, de 24 anos, está no sétimo mês de gestação e assegura a qualidade do tratamento odontológico que faz na unidade. “Está sendo maravilhoso. Inclusive nessa gestação agora fui bem esclarecida, porque muita gente fica com medo de passar pelo acompanhamento com dentista, mas é super tranquilo”, diz.

A dentista que atua na unidade de saúde, Mariana Lessa, conta que ainda existem muitos mitos sobre a segurança de se fazer o tratamento odontológico na gestação, que precisam ser esclarecidos. “Essa paciente, por exemplo, fez extração e muitas têm medo disso. Ela está num período seguro, que é o segundo trimestre, e se sente confortável para fazer esse procedimento. Também podemos fazer raio-X, desde que a paciente use o colete de chumbo, limpeza, canal, restauração, com o anestésico certo na quantidade certa, e, assim, a gente vai fazer os procedimentos que a gestante necessita”, explica a profissional.

Durante a gravidez, há um aumento dos níveis hormonais, que pode causar boca seca, inflamação na gengiva (gengivite) e facilitar o acúmulo de alimentos, gerando irritabilidade na região e pode evoluir para uma doença periodontal, principalmente se houver condições pré-existentes. Isso sem falar que com os enjoos, muitas grávidas não conseguem fazer a escovação adequada e a orientação precisa ser feita de perto pela equipe de saúde bucal.

A coordenadora de Saúde Bucal do município, Luiza Lorrayne Castro, comenta que o pré-natal odontológico evita com que a gestante sofra com alterações já esperadas na cavidade bucal e aquelas inesperadas, como a gengivite e, ainda pior, uma periodontite. “O acompanhamento com a equipe de saúde bucal vai auxiliar na desmistificação dos tratamentos odontológicos e, ao mesmo tempo, dando confiança à gestante. Garantir que esse serviço seja feito da forma adequada tem sido a nossa prioridade”, afirma a coordenadora.

O pré-natal odontológico nas unidades de saúde é feito por agenda compartilhada, além das consultas médicas e de enfermagem, as gestantes também são encaminhadas para a consulta odontológica para avaliar a necessidade de tratamento.

Advertisement