Mais de 500 ciclistas participam de passeio ecológico no dia do Meio Ambiente

 


Na manhã deste domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou o Pedal Ecológico, uma trilha de pouco mais de 28 km entre a Lagoa das Bateias e a Chapada das Pedras, na região do distrito do Pradoso. Com mais de 500 ciclistas e um roteiro que incluiu um trecho da caatinga do município de Vitória da Conquista, o evento teve por objetivo comemorar a data, mas, principalmente, alertar sobre a preservação ambiental.

“Este ano tivemos a felicidade de escolher o tema, “Caatinga: (Re)Conhecer e Valorizar”, um tema que trata a nossa realidade, nosso bioma, porque a gente precisa preservar e dar valor a aquilo que a gente tem. Tivemos uma semana maravilhosa e estamos encerrando com este lindo pedal pela nossa caatinga”, ressaltou a secretária da Semma, Ana Cláudia Passos.

Um dos grupos que ajudou a organizar o passeio foi o Pedal da Madrugada. Segundo Clodoaldo Pereira dos Santos, o convite da Semma foi recebido pelo grupo com muita alegria e imediatamente eles se organizaram para participar. “Nós convidamos os outros grupos de pedal, ajustamos a trilha e hoje fizemos este grande evento. A gente tem que ter essa conscientização que a gente depende do meio ambiente e devemos preservá-lo para deixar de herança para nossos filhos”, declarou Clodoaldo.

Além dos grupos de Vitória da Conquista, a trilha recebeu visitantes de outras cidades, como Cândido Sales. Wiliam de Oliveira, do grupo Trilheiros do Rio Pardo, ficou sabendo pelos grupos de ciclistas sobre o evento. “A gente gosta muito do montain bike e como a gente gosta de praticar esporte no meio da natureza, no meio do mato, então, hoje é o dia para gente se conscientizar e cuidar do meio ambiente para que a gente possa continuar fazendo as nossas trilhas”, destacou Wiliam.

Após a trilha, na chegada em Chapada das Pedras foi servido um café da manhã e a Semma realizou sorteio de brindes doados pelos parceiros do evento e também foi realizada a entrega de medalhas.

Advertisement