Semana do Meio Ambiente realiza visita guiada às pinturas rupestres na zona rural e plantio de árvores no Miro Cairo

Na manhã deste sábado (04), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou atividades de campo nas zonas rural e urbana do município dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de promover conhecimento e convidar toda a sociedade à preservação da caatinga, bioma exclusivamente brasileiro muito ameaçado pela atividade humana.

Segundo a secretária da Semma, Ana Cláudia, o tema da semana 2022 não poderia ser outro e esta escolha possibilitou a realização de diversas atividades. “Este ano trouxemos um tema da caatinga que nunca foi abordado antes, e que é um bioma que ocupa grande parte do nosso território, riquíssimo e muitas vezes desconhecido. A caatinga é um lugar bonito, cheio de peculiaridades, tradições, belezas naturais, biodiversidade, por isso, hoje, depois de uma semana intensa de atividades, seminários, palestras, cursos, estamos realizando atividades de campo”, explicou Ana Cláudia.

Pinturas Rupestres – Logo cedo, um grupo de pessoas formado por crianças e adultos, guiado pela equipe da Semma, foram conhecer as pinturas rupestres que estão localizadas a 20km da sede do município, na região do povoado de São Joaquim, distrito do Pradoso. De fácil acesso, o local é pouco conhecido e guarda os segredos de pessoas que viveram na região há milhares de anos.

Para a estudante de Engenharia Ambiental, Beatriz Oliveira Sousa (24 anos), a informação de que Vitória da Conquista tem pinturas rupestres foi uma grata surpresa e, por isso, ela não teve dúvida em se inscrever para participar da visita. “Eu vim por curiosidade, eu não conhecia, a gente só vê essas coisas em livro, então, aproveitei a oportunidade”, ressaltou Beatriz.

Já o guarda municipal Aparecido de Cássio Santos Fernandes, que está fazendo a formação para guarda ambiental, teve dois motivos para visita o primeiro para conhecer e o segundo como parte de sua formação. Acompanhado de seu filho, ele lembrou a importância de todos conhecerem o lugar: “muitas pessoas de Conquista não sabem da existência destas pinturas e sua importância para a história da cidade e para o meio ambiente”, declarou Aparecido.

Plantio de árvores – no final da manhã, um grupo de moradores do Miro Cairo, junto com a equipe da Semma, plantou árvores no residencial Jacarandá. As mudas de pitanga, jacarandá mimoso e outras espécies foi bem recebidas pelos moradores.

Segundo a moradora Maria do Carmo Santos, cuidar do meio ambiente próximo ao lugar onde ela vive é muito importante, por isso ela e outros vizinho tem plantado e cuidado das plantas da área verde da localidade, “a gente sempre pode melhorar o lugar que a gente vive”, comentou Maria.

A presidente da associação de moradores, Piedade Melo, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Essa ação aqui hoje já era muito esperada, já tivemos outros plantios, mas a de hoje foi muito especial, porque a comunidade se organizou para plantar e quem sabe logo poder colher”, salientou Piedade.

Advertisement