Secretarias de Educação e Desenvolvimento Rural realizarão projeto de meliponário nas escolas da zona rural

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) vão implantar um meliponário (colmeias de abelhas sem ferrão) em Cercadinho, que servirá de projeto-piloto para outras escolas da zona rural. Na segunda-feira (6), o secretário de Educação, Edgard Larry, recebeu em seu gabinete o secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, acompanhado do coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro Filho, com o objetivo de começar o planejamento de atuação conjunta. Também participou do encontro o diretor da Escola Municipal Prof.ᵃ Helena Cristália Ferreira, Antônio Gomes Tavares Neto.

Edgard Larry entende que se trata de um projeto inovador, que além de atuar na área educacional ensinando as crianças a terem maior entendimento de preservar o meio ambiente, estará unindo a escola e comunidade, pois o meliponário será um produtor de renda extra para as famílias mais carentes. “Com certeza, será um marco na história da nossa educação. Pretendemos expandir ao máximo pelas escolas da zona rural”.


Luis Paulo

Edgard Larry

Para o secretário Luís Paulo, a reunião foi importante. “Viemos falar sobre a implantação do meliponário municipal no qual nós já estávamos no processo de finalização do projeto, mas agora surgiu essa excelente ideia de também incluir a Smed, começando pelas escolas da zona rural. Este projeto que será uma revolução aqui na nossa cidade”.

Eduardo entende que se trata de uma parceria muito importante porque vai incluir também a questão educacional. “As crianças na zona rural vão aprender as técnicas de manejo das abelhas sem ferrão e vão levar para sua casa. Então, associamos a questão educacional com a questão produtiva e a questão do meio ambiente”.


Eduardo Castro

Antônio Tavares

O diretor Antônio também destaca essa união. “A nossa ideia a princípio é formar essas crianças para que elas possam tomar consciência da importância da abelha, a importância ambiental e outros aspectos. Escolhemos uma escola piloto, a princípio em Cercadinho para montarmos esse meliponário. Todo mundo trabalhando nessa ideia da conservação do ambiente da produção e tudo aquilo que a abelha pode de fato gerar para uma comunidade”, finalizou.

Advertisement