Smed participa do replanejamento do Programa das Escolas Cívico-Militares, que incluiu a Escola Carlos Santana

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, participou nesta terça-feira (7) da apresentação do replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em cerimônia no Ministério da Educação, com a participação do ministro Victor Godoy. O coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronílson Ferreira, a coordenadora de Administração Escolar, Nélia Oliveira, e a diretora da Escola Municipalizada Carlos Santana, Mary dos Santos Oliveira, também fizeram parte da comitiva que esteve em Brasília. A unidade foi incluída no programa no dia 24 de novembro de 2021, em solenidade no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

 

Para o secretário Edgard Larry, Vitória da Conquista hoje marca uma posição importante em nível nacional neste projeto de qualidade fundamental. “O projeto das Escolas Cívico-Militares é um projeto de grande importância para nossa comunidade escolar, sobretudo, porque visa não só a disciplina nas escolas, mas também a formação baseada em valores e princípios, proporcionando aos nossos alunos de uma forma geral uma formação cidadã de qualidade e de compromisso com o civismo e a referida cidadania”.


Ronílson, Nélia e Mary

A professora Mary dos Santos Oliveira esclareceu que a escola já vem com a política de implementação do Projeto Valores, que é uma das exigências do Pecim. “Neste momento de concretização do Pecim é muito importante esta participação da Carlos Santana, do secretário Edgard Larry e de Ronílson. Estamos vendo de perto o programa acontecer em muitas escolas, a diferença na educação para os nossos alunos que estão no contexto social de vulnerabilidade”. Ela acrescentou que saiu com a vontade de que o que todo planejamento aconteça. “Que possamos garantir uma educação qualitativa, de valores humanos e de aprendizado. Que nossos alunos possam realmente transformar a vida deles, a nossa cidade. Transformar no contexto social do mundo onde eles estiverem inseridos”.

Advertisement