Governo Municipal entregará duas novas unidades de saúde em conjuntos residenciais no Miro Cairo

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregará novos equipamentos de saúde à população que reside nos condomínios Acácias, Ipê e Pau Brasil, no bairro Miro Cairo, na próxima segunda-feira (20). Serão duas Unidades de Saúde implantadas nos condomínios Ipê e Acácias, com adaptação dos espaços dos quiosques, e credenciadas no modelo de equipe de Atenção Primária à Saúde (APS).

As Unidades de Saúde Ipê e Acácias surgiram a partir do projeto HabSus, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria de Habitação. O projeto também conta com o apoio da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e dos condôminos dos residenciais.

A estrutura física de cada unidade é composta por um consultório médico e um de enfermagem, sala de procedimentos, recepção e banheiros. A equipe de APS que irá atuar, conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo, todos atuando com a carga horária de 40 horas semanais. Todo o aporte financeiro para manutenção dessa equipe será financiado com recursos próprios do município.

“Os moradores desses condomínios, que é uma área grande e, até então, descoberta da Atenção Primária, poderão passar consultas médicas e de enfermagem, principalmente voltados para os grupos prioritários preconizados pela Atenção Básica como hipertensão, diabetes, pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança, exame citopatológico, dentre outros”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

A entrega irá acontecer em uma cerimônia, com a presença da prefeita Sheila Lemos, no condomínio Ipê, a partir das 9h da manhã. A população da localidade está convidada a participar do momento.

Sobre o HabSUS – É um projeto que foi criado para o desenvolvimento de ações por meio do exercício de práticas do cuidado dirigidas às populações dos residenciais da faixa 1, do extinto Programa Federal Minha Casa Minha Vida, pelas quais a SMS assume a responsabilidade sanitária. Periodicamente, a equipe do HabSus define as áreas prioritárias dos condomínios, considerando suas dificuldades de acesso aos serviços, e realiza atividades de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.

Advertisement