Smed e Coopmac avaliam parceria em projeto de educação cooperativista

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) avaliam a possibilidade de levar noções de cooperativismo para os alunos da rede municipal de ensino. A proposta de parceria foi apresentada pela Coopmac e, segundo o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de mais uma oportunidade para melhorar ainda mais o ensino na rede municipal.

Para Larry, “a educação vai além da sala de aula e são projetos desse jaez, a serem desenvolvidos em parceria, que vão nos ajudar a aprimorar a formação de nossos alunos para o conhecimento e o trabalho, fazendo com que tenhamos a oferta de uma educação pública de excelência”.

O plano foi apresentado pelo presidente da Coopmac, Gilmar Oliveira, em reunião na quarta-feira (15), na sede da cooperativa. Segundo o dirigente, o projeto visa o desenvolvimento da cultura do cooperativismo em Vitória da Conquista. “Este programa já existe na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) para algumas escolas do sistema educacional do próprio cooperativismo. Agora foi aberto para que as cooperativas possam atrair os municípios que tenham este interesse” explicou Gilmar.

De acordo com ele, serão envolvidos o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e sua similar na Bahia, a Oceb, além da própria Coopmac.

Edgard Larry

Gilmar Oliveira

Pela proposta, o cooperativismo na educação vai trabalhar em quatro pilares: educação cooperativa, financeira, empreendedora e ambiental. O projeto abrangerá alunos do Ensino Fundamental I e II. A formação dos professores poderá ser realizada on-line ou presencial, sem ônus para o Município. Todo processo está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Smed e Coopmac devem voltar a se reunir na próxima semana, já com participação de representantes da OCB. “A proposta é interessante pois vai ensinar o aluno desde o princípio da produção até o final com a comercialização. Agradecemos a Coopmac e vamos nos esforçar para que logo, dentro da legalidade, tenhamos uma escola piloto na rede”, afirmou o secretário municipal de Educação.

Acompanhou Edgard Larry a coordenadora de Superintendência Escolar do Núcleo Pedagógico, Alessandra Martins. Gilmar Oliveira estava acompanhado pela superintendente administrativa da Coopmac, Elizandra Cardoso.

Advertisement