Novas unidades de saúde inauguradas atenderão mais de seis mil pessoas no Miro Cairo

Duas novas unidades de saúde foram entregues, nesta segunda-feira (20), pela prefeita Sheila Lemos, à população que reside nos conjuntos residenciais Ypê, Acácias e Pau Brasil, no bairro Miro Cairo. Os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) beneficiarão cerca de 6.500 moradores da região.

No discurso de inauguração, a prefeita destacou que o Governo Municipal buscou meios de atender às necessidades da população da região, disponibilizando os serviços de saúde mais perto de casa. “É uma área com uma população grande e, claro, com muitas demandas. É uma alegria enorme estar aqui no Miro Cairo trazendo esses dois equipamentos de saúde que vão facilitar bastante a vida de todos. É o governo para pessoas, que vai continuar trabalhando e lutando para levar saúde e educação para mais próximo das pessoas”, afirmou a gestora.

 

Dona Maria Neide Barbosa, moradora do Residencial Pau Brasil, comemorou que os serviços de saúde que precisa agora estarão mais acessíveis. “Eu adorei! Eu sou hipertensa, com um sinal de pré-diabetes, então, se é para deslocar para longe, aqui já na porta é melhor. Pra mim e pra todos aqui, é uma maravilha. Agradeci muito a Deus e também a prefeitura que trouxe isso pra nós, que vamos ser atendidos aqui na porta de casa”, falou a moradora.

As duas unidades funcionarão nos antigos quiosques dos residenciais, que passaram por reforma e adaptações para receber os serviços. A chegada dos equipamentos é resultado do HabSus, ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria público-privada com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e condôminos dos residenciais.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, reafirmou a importância da parceria com a Fasa para que fosse possível a entrega das unidades à população dos residenciais. “Por meio dessa parceria, a Fasa vem estimulando os seus alunos e futuros profissionais, e colaborando para concretizar a reforma dessas unidades. Estaremos aqui atuando e atendendo essa população, e com a certeza de que cada passo dado é para transformar a saúde de Vitória da Conquista”, destacou a secretária.


Hingred Souza, síndica do Acácias recebeu uma placa de homenagem das mãos da prefeita Sheila Lemos

Maria Fernanda, síndica do Pau Brasil recebeu a homenagem da secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira

Luana Moreira, síndica do Ypê, foi homenageada pelo coordenador do HabSus, Naelson do Carmo

A concretização das duas unidades de saúde também contou com o apoio das síndicas dos residenciais, que ajudaram a viabilizar o projeto. Uma delas, Hingred Souza, síndica do Condomínio Acácias, considera a implantação do serviço como uma grande vitória para a comunidade. “É uma satisfação imensa, até porque, nos residenciais tem muitas pessoas idosas, com dificuldade de locomoção e agora tem atendimento na porta deles. É muito gratificante poder ajudar uma comunidade tão grande, é uma grande vitória e continuaremos na luta em busca de muitas melhorias”, pontuou Ingrid.

A estrutura física de cada unidade é composta por um consultório médico e um de enfermagem, sala de procedimentos, recepção e banheiros. A equipe de APS, conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo, todos atuando com a carga horária de 40 horas semanais. Todo o aporte financeiro para manutenção da equipe será financiado com recursos próprios do município.

Serão ofertadas consultas médicas e de enfermagem, principalmente voltados para os grupos prioritários preconizados pela Atenção Básica como hipertensão, diabetes, pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança, exame citopatológico, dentre outros.

O evento também contou com a presença de autoridades municipais, entre elas, o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, o deputado estadual, Thiago Correia, os vereadores Hermínio Oliveira, Orlando Filho, Nelson de Vivi, Nildo Freitas, Edjaime Rosa (Bibia), Adinilson Pereira, Chico Estrela, Dinho dos Campinhos, Subtenente Muniz, Ricardo Babão, Alexandre Xandó, e moradores dos residenciais.

Advertisement