*Governo Municipal inicia obras de revitalização da área do Cristo e drenagem do Alto do Panorama*

As obras de revitalização da área do Cristo na Serra do Periperi e da construção do sistema de drenagem no Alto do Panorama foram iniciadas na terça-feira (28), um dia após a prefeita Sheila Lemos assinar as ordens de serviço. Ontem (29), o secretário Jackson Yoshiura da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), responsável pelo projeto, e Diêgo Gomes, o presidente da Emurc, empresa que fará a obra, vistoriaram os trabalhos que já estão sendo realizados.

Na área do Cristo, já foi realizada a topografia e iniciada a limpeza da área, escavação para o muro de contenção, demolição do canteiro e recomposição do piso intertravado existente. Até segunda-feira (4), serão iniciadas a regularização e a compactação do passeio que vai da Rua do Cruzeiro até o acesso ao local.

“Serão dez meses de obra, aproximadamente”, explicou Diêgo Gomes. “Faremos revitalização dos quiosques, construção do mirante, piso drenante que, na garoa e na chuva amena, consegue absorver a água sem molhar os pés de quem estiver lá”, completou. O projeto inclui execução de piso em saibro, paisagismo com plantio de árvores e forração de grama e vegetação, recapeamento asfáltico e colocação de piso tátil, passeio e rampas e colocação de bancos de concreto.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, o novo Cristo será um espaço para o lazer e a religiosidade e ainda atenderá às aspirações turísticas da cidade. “A gente vai ter uma soma bem bacana da questão cultural com a questão religiosa, trazendo muito mais turistas para o nosso município. Nós temos um pôr do sol maravilhoso para aproveitar do mirante e um novo espaço de lazer, com palco coberto e uma espécie de anfiteatro”, informou.

A revitalização da área do Cristo conta com investimento de R$ 3.311.382,00, provenientes do Ministério do Turismo.

Já no Alto do Panorama, está sendo realizada a limpeza da área onde estará a bacia de contenção de água que será ligada ao principal canal de drenagem do Santa Cecília. A Prefeitura já recebeu mil metros de tubulação, de diferentes diâmetros, para iniciar a construção da rede, assim que a bacia for finalizada.

As medidas de segurança planejadas pela Emurc ao longo da execução do serviço foram ressaltadas pelo presidente da empresa. “É uma obra muito sensível, porque passa literalmente pelo meio das ruas. Então, o trabalho nosso, no momento da abertura das valas, é colocar contenção de um lado e de outro. A gente vai ter equipe com acompanhamento, para diálogo com a própria população, pra falar dos riscos naquele momento”, garantiu Diego Gomes.

Jackson Yoshiura lembrou que um problema histórico do bairro Alto do Panorama será solucionado com esta obra. “A gente percebe que nos períodos de chuva as ruas ficam intransitáveis, há problemas com a rede de água, com a Embasa, exatamente por causa dessa movimentação de terra, e o Município tem que estar sempre atuando aqui com máquinas. Se Deus quiser, esse problema será resolvido, em breve, primeiramente com a drenagem e depois com o pavimento”, explicou.

Estão sendo investidos R$ 8.562.599,62 na obra, entre recursos do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento e contrapartida municipal. A pavimentação asfáltica do Alto do Panorama, etapa posterior à drenagem, será viabilizada com recursos de empréstimo internacional que está em vias de ser liberado.

Advertisement