Secretário de Educação participa de solenidade de formatura do Proerd

Na manhã desta quarta-feira (3) foi realizada, no Mediterrâneo Eventos, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Ele é realizado pela Polícia Militar da Bahia (PM/BA) e neste primeiro semestre de 2022, preparou 2011 alunos da rede municipal de educação para dizer não às drogas e não à violência.

O programa tem por base o projeto Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia/EUA, em 1983. Desde 2004, foi implantado em Vitória da Conquista e consiste de 10 lições apresentadas em encontros semanais com os alunos. Há uma cartilha e os temas abordados são as drogas, resistência, estratégias de recusar, pressão dos colegas, bullying e rede de ajuda.

Representando a prefeita Sheila Lemos na cerimônia, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destacou que esta parceria entre a Secretaria de Educação (Smed) e a PM, no decorrer dos anos, já alcançou mais de 80 mil alunos da rede. “Ele trata de forma metodológica, pedagógica, a prevenção quanto às drogas e à violência. É um programa que a Smed considera primordial para o desenvolvimento dos nossos alunos da rede municipal de educação. É em nome disso, que nós pensamos sempre nas formas, nos caminhos, para a formação de jovens, adolescentes e a transformação desses em cidadãos do mundo, cidadãos que possam contribuir para uma sociedade melhor”.

Para o comandante do Comando de Policiamento da Região (CPR) Sudoeste da PM, Cel Ivanildo da Silva, o sentimento é de alegria em ver a participação de toda a comunidade. “Essa participação é importantíssima, porque não se faz segurança pública só com polícia, também se faz segurança pública com educação, saúde, com lazer. Polícia, escola e família é importantíssimo para fortalecer esses laços que são importantes para formação dessas crianças”.

A estudante do 5º ano da Escola Municipal Iza Medeiros, Anne Beatriz Santos, foi uma das alunas premiadas com uma bicicleta, pela redação que escreveu. “Aprendi sobre as drogas, sobre o consumo de bebidas alcoólicas. As consequências para a nossa vida. Agradeço muito. Valeu a pena ter participado”. Outra premiada foi a também estudante do 5º ano, da Escola Municipal Zica Pedral, Emanuelly de Oliveira Ramos. Ela destacou que gostou do aprendizado. “Nos ensinou que podemos ser influenciadores para o futuro”.

Advertisement