Figurinos e carros alegóricos para desfile de 7 de Setembro já estão sendo preparados

Pregos, martelo, madeirite, cola, arames, papéis, tesoura, estilete, máquina de costura, viés, e 15 profissionais das áreas de artesanato, costura e marcenaria se dividem em alguns cômodos do galpão onde funciona a Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para preparar os figurinos, cenários e carros alegóricos do Desfile Cívico de 7 de Setembro, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Evento tradicional na cidade em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, este ano o desfile abordará a história dos Distritos da região de Vitória da Conquista, com o tema: “Distritos Conquistenses: Contribuições e valores para o Sertão da Ressaca”. O intuito é valorizar cada região, destacando suas especificidades, sua economia, cultura, riquezas e belezas naturais,

A Smed desfilará com 1.300 alunos das escolas da Zona Rural. O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ressalta que será um resgate ao local onde o alunado está inserido, “destacando seus valores e costumes, suas práticas cotidianas, a fim de enaltecer a sua participação como cidadão nos diversos espaços sociais”.


Nágida Schmitz explica releitura do brasão oficial

Veleiro celebrará bicentenário da Independência do Brasil

“É uma forma de valorizar os distritos, de trazê-los para perto da gente. Temos que valorizar nossa cultura, nossa região”, completa a artista plástica Cleide Nágida Schmitz, idealizadora do projeto e coordenadora de Eventos da Smed.

Segundo Nágida, serão 13 alas temáticas. A ala oficial leva à avenida uma releitura do brasão oficial do Município com três alunos representando o povo indígena, a igreja e os desbravadores. A ala oficial ainda contará com o veleiro “Cisne Branco” que faz homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.


Patrícia Lima

No desfile, cada distrito terá uma ala específica. No total, serão 18 carros alegóricos, além dos painéis, a exemplo do painel que é confeccionado para a ala do distrito de Bate-Pé. Nágida e equipe já trabalham nele. O painel trará um pé de umbu em alto relevo no centro, e elementos do clima seco ao seu redor, e durante o desfile haverá uma apresentação de cordel criado pelos alunos do próprio distrito.

Patrícia Lima é costureira e nessa quarta-feira (3) confeccionava as letras da sigla PMVC – abreviação de Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – que também estará na ala oficial. Para ela, é gratificante participar dos preparativos. “A gente aprende muito e dá o que pode, a gente deixa a família e prolonga o expediente por várias horas e é gratificante quando a gente chega na avenida e vê as pessoas desfilando e saber que a gente contribuiu um pouquinho é emocionante também”, comentou Patrícia que já está em seu quarto desfile e fez questão de relatar o que sentiu no primeiro ano que fez parte da equipe de produção: “foi assim de uma emoção. Quando eu cheguei lá no Glauber, que eu vi o pessoal usando a roupa que tinha um dedinho meu, foi muito emocionante.

Para realizar esse trabalho ainda serão integrados à equipe um escultor, uma pessoa responsável pelos estandartes e mais costureiras.

Advertisement