Última semana para vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças e adolescentes nas unidades de saúde

 Encerra nesta semana, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes. Os pais e responsáveis têm até a próxima sexta-feira (30) para levar as crianças e adolescentes para serem vacinadas em qualquer uma das 42 salas de vacina das unidades de saúde das zonas urbana e rural de Vitória da Conquista, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, foram imunizadas 10.938 crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite no município, o que equivale a uma cobertura de 57,11% do público de 19.154 crianças dessa faixa etária para vacinação – maior que a média estadual que está em 47,6%. A meta da campanha é alcançar 95% desse público-alvo.

“É extremamente importante que todas as crianças de até cinco anos estejam vacinadas contra a poliomielite, porque essa é uma doença séria que pode deixar sequelas para o resto da vida ou até levar à morte pela paralisia dos músculos respiratórios”, explicou a coordenadora de Imunização, Patrícia Fernandes, que complementou: “A poliomielite foi erradicada no país, tivemos o último caso na década de 90, porém há risco de reintrodução da doença e estamos mobilizando quem ainda não compareceu às unidades de saúde, que estão abastecidas com o imunizante, para que levem as crianças e adolescentes para serem vacinados”.

Além da vacina de gotinha contra a poliomielite, também estão sendo ofertadas as 18 vacinas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos. São elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Advertisement