dicas-para-reaproveitar-a-agua-da-chuva-8O tempo virou e a probabilidade de chuvas fortes em Conquista e região é senso comum nos principais serviços de meteorologia do País. Para muitos, momentos de apreensão com os prejuízos provocados pela enxurrada, infiltração e desabamentos, mas para a grande maioria a chuva é recebida com festa, principalmente na zona rural.

                Com o racionamento de água imposto pela Embasa, em razão dos baixos níveis das barragens que abastecem o município, eis que surge uma oportunidade para amenizar a falta do produto nas torneiras e garantir o líquido extra para tarefas cotidianas. Em cena, o aproveitamento da água da chuva.

                A água das chuvas é um bem valioso que, na maioria das vezes, é desperdiçado pela população. Apesar de seu uso sem tratamento não ser recomendado para a ingestão, essa água possui diversas finalidades não potáveis que podem contribuir para a economia de água.

A água das chuvas pode ser aproveitada de diversas maneiras por pessoas comuns em suas casas ou por empresas que possuem sistemas de captação mais avançados. A captação em casa pode ser realizada de forma bastante simples por meio de baldes, por exemplo, ou, durante a fase de construção, podem ser desenvolvidos sistemas mais complexos e eficazes.

A água das chuvas pode ser usada para diversas atividades domésticas, sendo uma delas a irrigação. A água das chuvas não prejudica as plantas, sendo assim, pode ser usada sem nenhum medo para regar o jardim e a horta. É importante ressaltar que a irrigação deve ser feita preferencialmente à noite ou pela manhã para evitar a evaporação e o pouco aproveitamento de água pela planta.

A água das chuvas também pode ser utilizada para lavar a casa, as calçadas e até mesmo o carro. Ao utilizar água potável para esses fins, muita água de qualidade é desperdiçada. Estima-se que, ao lavar uma calçada com a mangueira por 15 minutos, por exemplo, uma pessoa gaste em média 279 litros de água. Ao utilizar um balde com água da chuva, uma pessoa aproveita um recurso que ia se perder e ainda economiza água tratada.

Além dos exemplos citados, a água pluvial também pode ser usada para a lavagem de vasos sanitários. Em algumas residências, inclusive, as pessoas utilizam sistemas em que essa água é utilizada para dar descarga nos banheiros, o que gera uma grande economia.

Em certas áreas do Nordeste brasileiro, a seca é tão extrema e a água encontrada é tão insalubre que a alternativa foi criar maneiras de utilizar a água das chuvas para o consumo humano. Nesses locais, a água é acumulada em cisternas e passa por processos simples de tratamento (filtração e cloração) para poder ser utilizada para fins potáveis.

Aproveitar a água das chuvas é bastante simples e economiza uma grande quantidade de água tratada, sendo uma ótima forma de ajudar a diminuir os impactos da crise hídrica ao redor do mundo. Além disso, a utilização dessa água auxilia na diminuição das enchentes nas cidades, uma vez que é captada e não fica acumulada sobre o solo impermeável dos grandes centros urbanos.

 

Fonte: Ibahia